MANUAL DO INICIANTE.

MOUSER 28/10/2015 17:17:56
#453207
O que KERPLUNK diz é fato, precisamos melhorar nossa língua nativa para podermos até mesmo nos expressar melhor ao escrever e ao falar também.
NILSONTRES 28/10/2015 17:34:56
#453208
Caramba ! Ressuscitaram o Tópico,
Acho que fiz bem em não encerrar, vejo que é sempre atual.
DAMASCENO.CESAR 28/10/2015 19:57:54
#453211
Olá pessoal, concordo com tudo o que disseram sobre os usuários do fórum, eu mesmo já fui um destes ctrl +c, ctrl +v. e devo quase tudo o que sei ao VB Mania, peguei muitas cosas de respostas aqui nos fóruns e também nas dicas e códigos fonte.
Aprendi a fazer pesquisas (rsrs), onde encontro a resposta para a maioria de minhas dúvidas, ou falta de conhecimento. Por não ter feito nenhum curso (rsrs), fui aprendendo do jeito errado e acho que continuo desenvolvendo do jeito errado, dá um trabalho danado colocar em ordem!!!.
Acho que já recebi ajuda de todos que postaram aqui neste tópico, e de outros membros do VBM também.
Quanto à idéia ( rsrs, também coloco o acento) de criar um manual do iniciante, se são estudantes, provavelmente eles têm material de estudo, e quanto aos iniciantes autodidatas, se forem sinceros, vão encontrar ajuda aqui, como sempre encontrei.
é lógico que um curso faz falta, e muita, sei disso por experiência própria, pois quando vejo vocês citarem termos técnicos no fórum, corro pro google pra saber do que se trata.
Apesar de ter escrito muito e não ter dito nada, fica aqui o meu agradecimento a todos os integrantes do VB Mania, que mesmo reclamando (rs), ajudam os inexperientes como eu
NILSONTRES 28/10/2015 20:03:48
#453212
Citação:

Quanto à idéia ( rsrs, também coloco o acento) de criar um manual do iniciante


Seria KERPLUNK, o cara a criar esse Manual ?

DAMASCENO.CESAR 28/10/2015 20:04:21
#453213
Ia me esquecendo. Quanto à prisão da linguagem, já citada, o que geralmente vi é que alguns criadores de tópicos não sabem nem explicar o que eles querem fazer, ou simplesmente postam: [txt-color=#e80000]tou fazendo um programa de inclusão de clientes e quando mando salvar dá erro! o que pode ser?[/txt-color]. Por isso vi muitos, e até mesmo eu, pedir pra postar o código ou explicar melhor o que querem.
KERPLUNK 28/10/2015 22:42:22
#453220
Citação:

:
Quanto à idéia ( rsrs, também coloco o acento) de criar um manual do iniciante
Seria KERPLUNK, o cara a criar esse Manual ?




Legenda: Cuidado com o que desejar...garoto!

Edit: Achei um bug! O VBMania está tocando vídeos do youtube ainda com o flashplayer... O vídeo que postei:
https://www.youtube.com/watch?v=i6nSo4W-C8s

Edit 2: Era para colocar somente o ID do vídeo, logo não era bug.
KURTGU 28/10/2015 22:57:17
#453222
NICKOSOFT 29/10/2015 08:28:11
#453229
acredito fortemente q o tópico retornou pelo momento q vivemos em meio a tanta gente do copia e cola sem entender, e sem querer entender o q copia.....
qnd comecei foram as coisas mais simples e básicas do mundo q fazia, mas ai queria entender e aquelas 10 linhas de código ia mudando aos poucos pelo q entendia e o help me ajudava, pq internet era algo misterioso ainda....
hj não, aparece qq um quer saber como cria qq coisa de incluir qq registro, ai alguém mostra um código de inclusão em um xml, o cidadão adapta a necessidade dele ao q faz o código pronto, ai volta pra querer alterar, outro mostra outro código q agora altera num arquivo texto, o cara copia cola la, e ai não funciona, mas vai procurar alguma coisa pra alterar a primeira inclusão, consegue um código pronto, q altera 1 campo daqueles 3 q ele incluiu, dos 10 q ele precisava inicialmente....e assim ta pronto o programa....

soma-se uma parte de preguiça com a famosa máxima q a internet tem tudo....

esta é a real situação q vejo atualmente....e esta tão descarado isso, q salta aos olhos qnd tem alguém realmente iniciante com boa vontade de entender, e tentando...nada de copiar, mostra o galho a linha e o rio, o cara [Ô]pesca[Ô] a ideia e vai pescar rapidinho....
DS2T 29/10/2015 17:18:35
#453251
Acho que isso se deve a diversas coisas.

Primeiro: Muitas vezes quem começa a programar, ainda é criança. Tem 13, 14 anos... e está mais perdido que azeitona na boca de banguelo. Grande parte tem aquele sonho de ser um milionário fazendo uma rede social. Está mais pensando no resultado, do que no desenvolvimento.
A ideia de que as coisas são simples, não ajudam. Muitos tem aquela ideia de [Ô]vou arrastar um botão adicionar para cá, ele já vai adicionar exatamente o que quero em algum lugar[Ô].

No fim, é falta de orientação. Mas esses eu ainda deixo passar. é aquela inocência somada a certa ambição de quando passamos por essa fase.
E sim, já postei muitas perguntas idiotas naqueles antigos fóruns do Orkut quando era iniciante. E muitas vezes vinham falar [Ô]Google[Ô].
A questão é que quando você já programa, você sabe exatamente o que procurar. Quando você não programa, até pesquisar no Google é difícil. Então vejo que existem muitas pessoas arrogantes nesse meio e uma boa parte deles, não programa metade do que acha que programa.


O que me incomoda de fato são pessoas que estão já trabalhando na área, recebendo seu salário ou fechando contrato para desenvolver um produto e tem dificuldades básicas de lógica. E acreditem ou não, tem muitos desses por aí. Com um papo amigo aqui e ali, consegue com que outros façam alterações em seus códigos e eles mesmo não desenvolvem quase nada.
E podem acreditar, tem muitos desses que ganham muito dinheiro.


Segundo: No Brasil, não estamos acostumados a ler livros e nem procurar por material. A gente gosta de aprender fazendo sem nenhum respaldo teórico. Concordo que é mais divertido, mas as vezes é necessário pegar um livro ou umas apostilas também. Principalmente para quem é um programador solitário (que não desenvolve projetos em equipe e não tem contatos com outros programadores). Isso aumentaria o nível das perguntas no fórum. Lembro que quando comecei com VB6, o Help era meu melhor amigo (sim, nunca tive muitos amigos)


Terceiro: Visual Basic ganhou fama de ser uma linguagem fácil de programar, o que atrai pessoas completamente cruas. Além do mais, o mercado no Brasil se resume em grande parte a sistemas de gerenciamento de dados. Não vejo o pessoal falar aqui sobre redes neurais, automatos, métodos de criptografia, métodos de compressão, matemática computacional, etc. O pessoal quer aprender a fazer seus sistemas de automação comercial, conseguir fazer rodar... se encontrar um framework pra facilitar a vida ótimo. Se arranjar componentes prontos pra facilitar a vida, melhor ainda. Não estou dizendo pra reinventar a roda. Mas criar suas próprias ferramentas de trabalho é um aprendizado muito grande.


Quarto: A grande maioria da demanda de softwares aqui no Brasil não exigem um conhecimento tão grande da parte de técnica de desenvolvimento. As vezes a dificuldade do programador está mais em entender como funciona impostos, contabilidade... do que a parte de desenvolvimento mesmo. Basta você ver o nível de perguntas do stackoverflow.com (inclusive recomendo a participarem). Está num nível completamente diferente do VBMania, com todo respeito.


Quinta: Pessoal fica muito preso a tecnologia e esquece da parte da programação mais básica: Lógica de Programação. Se quiserem, eu provo isso trazendo um exercício puramente lógico aqui e veremos quantos programadores conseguirão resolver.
Infelizmente essa é a realidade.


Além do mais, manual do iniciante não faz efeito. Hoje existem centenas de livros e apostilas pra quem quer aprender a programar. Basta baixar e ser feliz. Ainda vai dar trabalho para um colega aqui desenvolver um material que provavelmente nenhum iniciante nem vai ler...


Essa é minha opinião, mas sinceramente... Não me incomodo de responder perguntas de concatenação também... Se o pessoal acha folga dos outros, é só não responder e pronto.

E por último, e não menos importante... Esse cara que falou de religião... Completamente fora de contexto. Não sou religioso (sou agnóstico, na verdade), mas se incomodar com uma bobeiras dessas é sacanagem.
SINCLAIR 29/10/2015 19:24:04
#453255
Colega DS2T

Citação:

Acho que isso se deve a diversas coisas.

Primeiro: Muitas vezes quem começa a programar, ainda é criança. Tem 13, 14 anos... e está mais perdido que azeitona na boca de banguelo. Grande parte tem aquele sonho de ser um milionário fazendo uma rede social. Está mais pensando no resultado, do que no desenvolvimento.
A ideia de que as coisas são simples, não ajudam. Muitos tem aquela ideia de [Ô]vou arrastar um botão adicionar para cá, ele já vai adicionar exatamente o que quero em algum lugar[Ô].

No fim, é falta de orientação. Mas esses eu ainda deixo passar. é aquela inocência somada a certa ambição de quando passamos por essa fase.
E sim, já postei muitas perguntas idiotas naqueles antigos fóruns do Orkut quando era iniciante. E muitas vezes vinham falar [Ô]Google[Ô].
A questão é que quando você já programa, você sabe exatamente o que procurar. Quando você não programa, até pesquisar no Google é difícil. Então vejo que existem muitas pessoas arrogantes nesse meio e uma boa parte deles, não programa metade do que acha que programa.


O que me incomoda de fato são pessoas que estão já trabalhando na área, recebendo seu salário ou fechando contrato para desenvolver um produto e tem dificuldades básicas de lógica. E acreditem ou não, tem muitos desses por aí. Com um papo amigo aqui e ali, consegue com que outros façam alterações em seus códigos e eles mesmo não desenvolvem quase nada.
E podem acreditar, tem muitos desses que ganham muito dinheiro.


Segundo: No Brasil, não estamos acostumados a ler livros e nem procurar por material. A gente gosta de aprender fazendo sem nenhum respaldo teórico. Concordo que é mais divertido, mas as vezes é necessário pegar um livro ou umas apostilas também. Principalmente para quem é um programador solitário (que não desenvolve projetos em equipe e não tem contatos com outros programadores). Isso aumentaria o nível das perguntas no fórum. Lembro que quando comecei com VB6, o Help era meu melhor amigo (sim, nunca tive muitos amigos)


Terceiro: Visual Basic ganhou fama de ser uma linguagem fácil de programar, o que atrai pessoas completamente cruas. Além do mais, o mercado no Brasil se resume em grande parte a sistemas de gerenciamento de dados. Não vejo o pessoal falar aqui sobre redes neurais, automatos, métodos de criptografia, métodos de compressão, matemática computacional, etc. O pessoal quer aprender a fazer seus sistemas de automação comercial, conseguir fazer rodar... se encontrar um framework pra facilitar a vida ótimo. Se arranjar componentes prontos pra facilitar a vida, melhor ainda. Não estou dizendo pra reinventar a roda. Mas criar suas próprias ferramentas de trabalho é um aprendizado muito grande.


Quarto: A grande maioria da demanda de softwares aqui no Brasil não exigem um conhecimento tão grande da parte de técnica de desenvolvimento. As vezes a dificuldade do programador está mais em entender como funciona impostos, contabilidade... do que a parte de desenvolvimento mesmo. Basta você ver o nível de perguntas do stackoverflow.com (inclusive recomendo a participarem). Está num nível completamente diferente do VBMania, com todo respeito.


Quinta: Pessoal fica muito preso a tecnologia e esquece da parte da programação mais básica: Lógica de Programação. Se quiserem, eu provo isso trazendo um exercício puramente lógico aqui e veremos quantos programadores conseguirão resolver.
Infelizmente essa é a realidade.


Além do mais, manual do iniciante não faz efeito. Hoje existem centenas de livros e apostilas pra quem quer aprender a programar. Basta baixar e ser feliz. Ainda vai dar trabalho para um colega aqui desenvolver um material que provavelmente nenhum iniciante nem vai ler...


Essa é minha opinião, mas sinceramente... Não me incomodo de responder perguntas de concatenação também... Se o pessoal acha folga dos outros, é só não responder e pronto.

E por último, e não menos importante... Esse cara que falou de religião... Completamente fora de contexto. Não sou religioso (sou agnóstico, na verdade), mas se incomodar com uma bobeiras dessas é sacanagem.



Assino onde? Apoiado!
Página 3 de 4 [40 registro(s)]
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas