[OFF] DIAGRAMAS UML
Pessoal,
Começei neste negócio de UML por um quentionamento do WEBMASTER e pura curiosidade. Dai procurei na Internet (através do Google) e achei uma centena de material interressante, principlamente Ferramentas CASE, tais como StarUML e DIA, ambos Free
Estou disponibilizando meu primeiro Diagrama UML e peço a todos que postem no esquema das telas do mês, ou seja, através do http://www.imageshack.us/, como o link do Thumbnail for forums (1)
Um pouco de histórias dos diagramas:
Quando iniciei o software DivEs - Diversidade de Espécies e com a necessidade de enviar para publicação cientÃfica tive que elaborar um diagrama de funcionamento do software (abaixo), obviamente preparei depois de iniciar o projeto do aplicativo, fato não ideal, pois poderia evitar vários problemas que enfrentei.
Agora com o UML, mais uma vez fiz ao contrário depois de terminar o software (DivEs) estou criando os diagramas UML, pelo menos tenho hoje uma visão melhor do software e onde posso aprimorar e resolver gargalos que antes não consegui visualizar.
Abaixo segue meu primeiro diagrama UML, por favor comentem.
Agora espero que você VBManÃaco poste o seu diagrama, para que possamos aprender juntos sobre UML.
Alguns links úteis sobre UML:UML.org
Rational
Visual Paradigm
UML - Wikipédia
DIA
StarUML
Começei neste negócio de UML por um quentionamento do WEBMASTER e pura curiosidade. Dai procurei na Internet (através do Google) e achei uma centena de material interressante, principlamente Ferramentas CASE, tais como StarUML e DIA, ambos Free
Estou disponibilizando meu primeiro Diagrama UML e peço a todos que postem no esquema das telas do mês, ou seja, através do http://www.imageshack.us/, como o link do Thumbnail for forums (1)
Um pouco de histórias dos diagramas:
Quando iniciei o software DivEs - Diversidade de Espécies e com a necessidade de enviar para publicação cientÃfica tive que elaborar um diagrama de funcionamento do software (abaixo), obviamente preparei depois de iniciar o projeto do aplicativo, fato não ideal, pois poderia evitar vários problemas que enfrentei.
Agora com o UML, mais uma vez fiz ao contrário depois de terminar o software (DivEs) estou criando os diagramas UML, pelo menos tenho hoje uma visão melhor do software e onde posso aprimorar e resolver gargalos que antes não consegui visualizar.
Abaixo segue meu primeiro diagrama UML, por favor comentem.
Agora espero que você VBManÃaco poste o seu diagrama, para que possamos aprender juntos sobre UML.
Alguns links úteis sobre UML:
Realmete os diagramas ficaram bem estruturados.
Pessoal logo no inicio, quando comecei estudar programação achava isso um tremenda idiotisse, mas hoje após 05 anos que trabalho com projetos (programas) o estudo da UML é muito importante mesmo, vale a pena investir!
Achei isso maravilhoso.....confesso que faço "as veses" diagrama no papel....e com isso vai dar maior agilidade.....no desenvolvimento....
Parabens pela iniciativa.....
Vou baixar os dois software free e ver qual eh o melhor.....
Parabens pela iniciativa.....
Vou baixar os dois software free e ver qual eh o melhor.....
Mais um diagrama usando UML, agora um Use Case de uma Revista cientÃfica.
Este user case é necessário antes do inÃcio da programação, para saber onde estão os gargalos, no caso do diagrama abaixo o gargalo princial está o ator Secretário(a) que é o centro de todas as informações e precisa passar todas as informações para o SGBD (sistema de gerenciamente do banco de dados) antes de qualquer passo.
O diagrama ainda precisa de alguns ajustes, mas já está quase pronto. O ajuste vão ficar por conta do cliente que irá verificar se há alguma incosistência ou mesmo algum outro passo ou mesmo resolvermos juntos gargalos que possam comprometer SGBD.
Abaixo segue o diagrama de Use Case
Este user case é necessário antes do inÃcio da programação, para saber onde estão os gargalos, no caso do diagrama abaixo o gargalo princial está o ator Secretário(a) que é o centro de todas as informações e precisa passar todas as informações para o SGBD (sistema de gerenciamente do banco de dados) antes de qualquer passo.
O diagrama ainda precisa de alguns ajustes, mas já está quase pronto. O ajuste vão ficar por conta do cliente que irá verificar se há alguma incosistência ou mesmo algum outro passo ou mesmo resolvermos juntos gargalos que possam comprometer SGBD.
Abaixo segue o diagrama de Use Case
Willian
Voce conseguiu fazer o StarUML mostrar icones em vez de texto para os itens ?
Por exemplo: protected em vez de ser "#" aparecer com o icone de uma chave .
Por exemplo: protected em vez de ser "#" aparecer com o icone de uma chave .
Citação:WEBMASTER escreveu:
Willian
Por exemplo: protected em vez de ser [Ãâ€ÂÂ]#[Ãâ€ÂÂ] aparecer com o icone de uma chave .
Cara ainda não no DIA fica mais fácila mas achei a Interface Pobre e de difÃcil trabalho, devido as duas janelas.
Existe uma possibilidade de exibir de diferentes formas, clicando no botão direito e Format - Stereotype Display
Eu mexi e fuçei bastante mas não achei um modo do StarUML trocar de text para icon e realmente aparecer icones para os estereótipos. :-(
Oi Pessoal Gostaria de saber onde acho alguma apostila sobre UML, ficaria muito agradecido se me indicassem algo.
FECAE, Clica no link do google do post de abertura do tópico que você vai achar centenas. Aqui no site faz uma busca por UML e você irá encontrar um apostila do Germanir.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas