[OFF] DIAGRAMAS UML

USUARIO.EXCLUIDOS 03/12/2006 09:42:49
Pessoal,
Começei neste negócio de UML por um quentionamento do WEBMASTER e pura curiosidade. Dai procurei na Internet (através do Google) e achei uma centena de material interressante, principlamente Ferramentas CASE, tais como StarUML e DIA, ambos Free
Estou disponibilizando meu primeiro Diagrama UML e peço a todos que postem no esquema das telas do mês, ou seja, através do http://www.imageshack.us/, como o link do Thumbnail for forums (1)
Um pouco de histórias dos diagramas:
Quando iniciei o software DivEs - Diversidade de Espécies e com a necessidade de enviar para publicação científica tive que elaborar um diagrama de funcionamento do software (abaixo), obviamente preparei depois de iniciar o projeto do aplicativo, fato não ideal, pois poderia evitar vários problemas que enfrentei.

Agora com o UML, mais uma vez fiz ao contrário depois de terminar o software (DivEs) estou criando os diagramas UML, pelo menos tenho hoje uma visão melhor do software e onde posso aprimorar e resolver gargalos que antes não consegui visualizar.
Abaixo segue meu primeiro diagrama UML, por favor comentem.

Agora espero que você VBManíaco poste o seu diagrama, para que possamos aprender juntos sobre UML.

Alguns links úteis sobre UML:
  • UML.org
  • Rational
  • Visual Paradigm
  • UML - Wikipédia
  • DIA
  • StarUML
  • WEBMASTER 03/12/2006 10:14:08
    Realmete os diagramas ficaram bem estruturados.
    CLEVERTON 03/12/2006 11:56:59
    Pessoal logo no inicio, quando comecei estudar programação achava isso um tremenda idiotisse, mas hoje após 05 anos que trabalho com projetos (programas) o estudo da UML é muito importante mesmo, vale a pena investir!
    LCSD 04/12/2006 09:18:14
    Achei isso maravilhoso.....confesso que faço "as veses" diagrama no papel....e com isso vai dar maior agilidade.....no desenvolvimento....

Parabens pela iniciativa.....

Vou baixar os dois software free e ver qual eh o melhor.....

USUARIO.EXCLUIDOS 04/12/2006 09:21:31
    Mais um diagrama usando UML, agora um Use Case de uma Revista científica.
    Este user case é necessário antes do início da programação, para saber onde estão os gargalos, no caso do diagrama abaixo o gargalo princial está o ator Secretário(a) que é o centro de todas as informações e precisa passar todas as informações para o SGBD (sistema de gerenciamente do banco de dados) antes de qualquer passo.
    O diagrama ainda precisa de alguns ajustes, mas já está quase pronto. O ajuste vão ficar por conta do cliente que irá verificar se há alguma incosistência ou mesmo algum outro passo ou mesmo resolvermos juntos gargalos que possam comprometer SGBD.
    Abaixo segue o diagrama de Use Case

WEBMASTER 04/12/2006 09:39:58
    Willian

Voce conseguiu fazer o StarUML mostrar icones em vez de texto para os itens ?

Por exemplo: protected em vez de ser "#" aparecer com o icone de uma chave .
    USUARIO.EXCLUIDOS 04/12/2006 21:48:46
    Citação:

WEBMASTER escreveu:
    Willian

Voce conseguiu fazer o StarUML mostrar icones em vez de texto para os itens ?

Por exemplo: protected em vez de ser [Ô]#[Ô] aparecer com o icone de uma chave .

Cara ainda não no DIA fica mais fácila mas achei a Interface Pobre e de difícil trabalho, devido as duas janelas.
    Existe uma possibilidade de exibir de diferentes formas, clicando no botão direito e Format - Stereotype Display
    WEBMASTER 05/12/2006 09:15:03
    Eu mexi e fuçei bastante mas não achei um modo do StarUML trocar de text para icon e realmente aparecer icones para os estereótipos. :-(
    USUARIO.EXCLUIDOS 05/12/2006 09:36:21
    Oi Pessoal Gostaria de saber onde acho alguma apostila sobre UML, ficaria muito agradecido se me indicassem algo.
    USUARIO.EXCLUIDOS 05/12/2006 10:47:30
    FECAE, Clica no link do google do post de abertura do tópico que você vai achar centenas. Aqui no site faz uma busca por UML e você irá encontrar um apostila do Germanir.
    RXGOMES 05/12/2006 13:44:27
    Existe também Poseidon e JUDE, que também são duas ferramentas uml free. Particlamente uso o JUDE por ser mais leve que o Poseidon.

Segue algums diagramas de controle de reclamação de cliente

Diagrama de Atividades

Diagrama de Use Case

Página 1 de 3 [28 registro(s)]
    Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas