[OFF] - NCM QUAL O CODIGO QUE DEVO USAR?

MICHAELL 19/11/2010 10:42:52
#357821
estranho, minha contadora falou que vender produto é mais barato, vou pagar ate 120mil por ano apenas 2,5% sobre a nota fiscal de produto.
E aqui no Rio Grande do Sul não tem Nota Fiscal eletronica ainda para SERVIÇO, apenas para PRODUTOS.

Eu lanço a nota fiscal eletronica como produto, mas o produto é apenas o DOWNLOAD do programa. Isso esta correto, não esta?
A microsoft por exemplo vende tambem produtos (sistemas) sem midia, mas nao sei como que ela lança na nota fiscal.

RODRIGOFERRO 19/11/2010 11:28:15
#357828
Amigo aqui com a empresa que fornece o nosso software para controlar a transportadora, eles emitem todo mês uma NFE, mas nao declaram nada no NCM, segue a ID da NFE para consulta..

41101008117647000100550010000023510000249012

Consulte em http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/
AJSO 19/11/2010 14:03:55
#357836
Citação:

:
estranho, minha contadora falou que vender produto é mais barato, vou pagar ate 120mil por ano apenas 2,5% sobre a nota fiscal de produto.
E aqui no Rio Grande do Sul não tem Nota Fiscal eletronica ainda para SERVIÇO, apenas para PRODUTOS.

Eu lanço a nota fiscal eletronica como produto, mas o produto é apenas o DOWNLOAD do programa. Isso esta correto, não esta?
A microsoft por exemplo vende tambem produtos (sistemas) sem midia, mas nao sei como que ela lança na nota fiscal.



Sou Partners da Microsoft ecompro produtos anualmente e recebo uma nota fiscal de Produto com aliquota de 18% de ICMS e taxas de importação entre outros impostos, mas o que é importante é que recebo um produto e eles recolhem 18% de ICMS deste produto aqui no estado de SP.

Olhe isso

http://www.sefaz.rs.gov.br/Site/MontaDuvidasTema.aspx?tema=ICMS

Estava olhando o SEFAZ RS para formatar minha NF-e para alguns clientes ai no RS e referentes a aliquotas que estamos usando ai no Rio Grande do Sul

Alíquota básica (regra geral) é de 17%
Alíquota majorada, de 25%
Alíquota reduzida, de 12%

Telecomunicações e energia elétrica: 30%.
Em relação às operações e prestações interestaduais, entre contribuintes do ICMS, as alíquotas são definidas por resolução do Senado Federal. A resolução nº 22/89 estabeleceu:

Alíquota de 7% mesmo essa desde que venda seu produto fora do estadopara Região Norte e Nordeste
Alíquota de 12% e esta para região sul e sudeste

Qualquer coisa fora disto esta fora do conhecimento do SEFAZ RS
Cada sistema tem um cadastro de produto e sua respectiva aliquota associada.

Não estou aqui para duvidar de sei Contador longe disto, mas os contadores das empresas onde presto serviços ai no RS eles me deram estes parametros para venda de produtos e geração da minha NF-e dos sistemas que estão ai no RS.

Boa Sorte.
MICHAELL 23/11/2010 11:19:51
#358027
mas minha impressao é EPP - simples nacional

Uma nota fiscal de produto é de 2,5% não é isso? Foi o que a contadora me passou.
Para serviço aqui no RS em Porto Alegre não tem NFe- Serviço, apenas para produtos.
Tive que mandar fazer talão de nota fiscal para emissão de serviço.

Posso então lançar na nota fiscal eletronica um produto do tipo sem informar o NCM:
LICENÇA DE USO - SISTEMA VBMANIA 2010

O nome do meu sistema não precisa estar registrado em nenhum orgão? posso inventar qualquer um? isso que acho estranho e nao consigo entender


AJSO 23/11/2010 12:45:54
#358038
Caro Colega MAICONJG

Para vc ter um produto vc precisa ter a patente de criação do mesmo e as ferramentas de homologação do mesmo e registrar como MARCAS e PATENTES
Como Produto e nome FANTASIA do Produto.
Isso é muito complicado exige tempo e dim dim.
Quem pode te ajudar mesmo são empresas particulares e especializadas que vão fazer todo este serviço burocrático para vc.

neste site tem um manual de procedimento para isso

http://tudo-sobre-marcas-e-patentes.com/registro-de-programas-de-computador.html

Boa sorte.
MICHAELL 23/11/2010 13:10:20
#358041
Citação:

:
Caro Colega MAICONJG

Para vc ter um produto vc precisa ter a patente de criação do mesmo e as ferramentas de homologação do mesmo e registrar como MARCAS e PATENTES
Como Produto e nome FANTASIA do Produto.
Isso é muito complicado exige tempo e dim dim.
Quem pode te ajudar mesmo são empresas particulares e especializadas que vão fazer todo este serviço burocrático para vc.

neste site tem um manual de procedimento para isso

http://tudo-sobre-marcas-e-patentes.com/registro-de-programas-de-computador.html

Boa sorte.



minha contadora falou que nao precisa registrar em nenhum lugar. Eu mesmo posso estar colocando o nome do meu produto na nota fiscal.
Infelizmente é dificil contar com qualquer contadora. Agente pergunta e pergunta e parece que eles entendem de alguma coisa. Agente tem que correr atras e fazer o serviço deles.

amigo, voce tem certeza que preciso cadastrar em Marcas e Patentes para lançar uma nota fiscal eletronica de um produto? mesmo sendo um software que eu desenvolvi?
Marcas e Patentes não seria para quem inventou alguma coisa concreta?
AJSO 23/11/2010 13:43:11
#358045
Citação:

:
:
Caro Colega MAICONJG

Para vc ter um produto vc precisa ter a patente de criação do mesmo e as ferramentas de homologação do mesmo e registrar como MARCAS e PATENTES
Como Produto e nome FANTASIA do Produto.
Isso é muito complicado exige tempo e dim dim.
Quem pode te ajudar mesmo são empresas particulares e especializadas que vão fazer todo este serviço burocrático para vc.

neste site tem um manual de procedimento para isso

http://tudo-sobre-marcas-e-patentes.com/registro-de-programas-de-computador.html

Boa sorte.

minha contadora falou que nao precisa registrar em nenhum lugar. Eu mesmo posso estar colocando o nome do meu produto na nota fiscal.
Infelizmente é dificil contar com qualquer contadora. Agente pergunta e pergunta e parece que eles entendem de alguma coisa. Agente tem que correr atras e fazer o serviço deles.

amigo, voce tem certeza que preciso cadastrar em Marcas e Patentes para lançar uma nota fiscal eletronica de um produto? mesmo sendo um software que eu desenvolvi?
Marcas e Patentes não seria para quem inventou alguma coisa concreta?



Cara é um produto igual aos outros dê uma olhada nos produtos todos tem um orgão regulamentador.
Se seu produto for registrado por outra empresa ou estiver já registrado em Marcas e Patentes como vc pode dizer que o mesmo é teu.

O que vou te dizer é por experiencia

Aqui em Ribeirão Preto esta trabalhando para uma Empresa que tinha um sistema de ERP para pequenas empresas feito em VB6 e SQL 2000.
Tiverão que mudar o nome do sistema e a forma de distribuir pois foram processados por uma empresa de SP que tinha um sistema Regoistrado e Patentiado com o mesmo nome e ação e ainda pagaram um indenização por vender o produto já registrado.

Entraram com recurso e perderam nas 3 instancias. Isso é o que acontece quando não se toma as devidas providencias. Tenho Formação em Engenharia e fiz meu curso em Técnico em Contabilidade. Meu pai tem um escritório de Contabilidade trabalho com ele para as empresa fazendo toda a parte de sistemas e infraestrutura e acredite tem implicação em tudo no que se refere a PRODUTO. Não existe uma lei específica para Software aqui no Brasil, mas quando se trata de Comercio as leis existem e são bem claras quanto a isso.

Vamos comparar alguns itens
O que prova que o carro é seu? O Recibo em Meu nome.
O que prova que a casa é sua? a Escritura em Meu nome.
O que prova que o celular é seu? A nota fiscal em meu nome.

O que prova que o DOMINIO (www.suaempresa.com.br) é seu? O Registro em meu nome.
O que prova que a planta do circuito é seu? A Patente em meu nome.

Vc viu estes dois itens finais DOMINO de Internet e Planta de Circuito impresso são coisa que partem da idéia ou pensamento e viram PRODUTO. O que salvaguarda sua posse é o Registro e a Patente. Isso garante a vc comercializá-lo sem problemas futuros.

Posso te dizer com toda a certeza tudo que é PRODUTO TEM UM ORGÃO FISCALIZADOR.
Se vc emitir uma N.F. do produto tem que ter registro.
Todo o Produto tem um nome FANTASIA para identificar o mesmo.
Dê uma olhada na tua empresa mesmo como vc Registrou?
Vc tem uma Razão Social e um Nome FANTASIA, isso já é motivo para que tenha tudo patentiado para que não haja discuções e ações futuras de INDENIZAÇÃO.

E por outro lado tem empresas que estão vendendo produtos por mais de 10 anos sem qq registro ou patente e nunca tiveram problemas.

Estes são alguns dos motivos a não comercializar Software como Produto e sim como Serviço.

Serviço de manutenção a Software fica mais simples de vender.

Software como Produto tem muita burocracia e várias imterpretações.

Todo Produto tem Registro e nome fantasia

Sou engenheiro e filiado ao CREA para os produtos que faço é tudo voltado a mecatrônica onde Registro a Patente e pronto simples e pratico.
Circuitos de controles e automação vendo todos com nota fiscal de produto sem problemas


Boa Sorte.

ANDPAG 23/11/2010 16:12:26
#358062
Cara pelo que sei só coloca o ncm quando o produto tem essa classificação fiscal, se vc nao acha no cadastro de ncm é pq não tem mesmo, e em relação a Nf-e de serviços em muitos locais, digo em muitos locais mesmo... ainda não foi regulamentado esse esquema de serviços, aqui por exemplo em s.j.rio preto temos que emitir a nfe apenas de produtos e mandar separado para impressao em formulario normal apenas os serviços com o iss calculado mais nada ( no seu caso como vc disse que comprou o bloco da nota de serviço tem que ser preenchido a mao mesmo).... aqui como falei o municipio ainda nao protocolou junto ao governo de estado o esquema de serviços em nota eletronica,,, pode mandar bala ai que desse jeito que esta fazendo esta certo....valeu e ate mais,, abs.
MICHAELL 23/11/2010 16:19:23
#358064
Citação:

:
Cara pelo que sei só coloca o ncm quando o produto tem essa classificação fiscal, se vc nao acha no cadastro de ncm é pq não tem mesmo, e em relação a Nf-e de serviços em muitos locais, digo em muitos locais mesmo... ainda não foi regulamentado esse esquema de serviços, aqui por exemplo em s.j.rio preto temos que emitir a nfe apenas de produtos e mandar separado para impressao em formulario normal apenas os serviços com o iss calculado mais nada ( no seu caso como vc disse que comprou o bloco da nota de serviço tem que ser preenchido a mao mesmo).... aqui como falei o municipio ainda nao protocolou junto ao governo de estado o esquema de serviços em nota eletronica,,, pode mandar bala ai que desse jeito que esta fazendo esta certo....valeu e ate mais,, abs.



Mas ANDPAG, como o AJSO falou eu tenho que ter registrado o meu sistema se não posso ter problemas certo?
Ainda mais que o nome do meu produto não existe registrado em lugar algum.

Hoje mesmo entramos em contato com uma nova empresa de contabilidade que parece ser muito melhor e estao fazendo a transferencia. Espero que com nessa nova contabilidade podemos melhorar as nossas duvidas
AJSO 23/11/2010 18:21:00
#358069
Caro MAICONJG

Estes aspectos que te passei para tratar seu Sistema como produto talves não é de fato a duvida base deste tópico que vc abriu

Este código NCM(Nomenclatura Comum do Mercosul) Isto basicamente é para empresas que tem relação com e comercio exterior

Principalmente se vendem para outro Pais dentro do MERCOSUL

Olhe isso:

http://www.mdic.gov.br/portalmdic/sitio/interna/interna.php?area=5&menu=1095&refr=605
Página 3 de 4 [38 registro(s)]
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas