[OFF] VISUAL BASIC 2008 EXPRESS EDITION

JORGESALES 22/02/2016 19:57:24
#458053
Pessoal como alguns de vocês sabem estou tentando criar algumas coisas
em uma plataforma mais moderna que o VB6 e me deparei com [txt-color=#0000f0]Visual Basic 2008 Express Edition[/txt-color]
que estava instalado no computador do meu filho.
Para minha alegria vi que os comandos (códigos) são praticamente iguais aos do VB6.
Minha pergunta é, qual a diferença entre usar o [txt-color=#0000f0]Visual Basic 2008 Express Edition[/txt-color] e o Visual Studio por exemplo?
Existe um [txt-color=#e80000]Visual Basic 2012 Express Edition[/txt-color] ou posterior?
Se sim os comandos seriam os mesmos do [txt-color=#0000f0]Visual Basic 2008 Express Edition[/txt-color]?

Gosto de criar programas com interfaces agradáveis e o VB6 fica muito pesado quando usamos
componentes de terceiros

NICKOSOFT 22/02/2016 20:07:01
#458055
até o 2010 havia o express, é uma versão mais enxuta e gratuita, depois do 2010 existe a community tmb gratuita....
em se tratando de plataforma .net os comando se mantem.......
OMAR2011 22/02/2016 20:25:33
#458056
Para minha alegria vi que os comandos (códigos) são praticamente iguais aos do [txt-color=#e80000]VB6.[/txt-color]
Negativo.
Não vai nessa, tu vai ter dor de cabeça pra encardir.
Separa vb6 do Vbnet.
Para vb6 use codigo do vb6.
Para Vbnet use código do Vbnet.
Eu também achei que era.
KERPLUNK 22/02/2016 20:28:22
#458057
Então vamos lá, sacudir o que você entende:
Não existe Visual Basic 2008, 2005, 2012... nada disso. Existe Visual Studio 2008, 2005, 2012 e demais. A Microsoft simplesmente compilou versões do Visual Studio que continham apenas o interpretador do Visual Basic em versões mais simplificadas. Para entender melhor isto, precisamos entender como funciona o VB clássico(VB6 e VBA) e a plataforma .NET:
- VB clássico, é um interpretador e compilador de código em sintaxe Visual Basic. Ele é composto de uma série de bibliotecas as quais chamamos de Runtimes. As runtimes, definiam o que era possível ou não ser criado no interpretador e por isso existia diferença entre VB4, VB5 e VB6.
- .NET é uma plataforma com uma série de interpretadores de código em linguagem humana, para uma linguagem chamada MSIL(Microsoft Intermediate Language). Seja usando a sintaxe VB.NET, C#, J# e uma série de outras, são transformadas em MSIL e em seguida compiladas pelo .NET framework para a aplicação desejada. é por isso que no .NET podemos ter uma Solution(uma série de projetos) com projetos de diferentes linguagens nele. Podemos ter uma DLL em C#, uma interface em VB.NET e um WebService em J# por exemplo, sem o menor problema.

O caso é que como você ainda é iniciante, essa confusão é muito normal. Pensar que plataforma .NET é só uma versão mais nova do VB.NET é muito normal. Mas a coisa não é bem por aí. Você está acostumado a pensar que o seu programa é uma simplesmente uma série de comandinhos, e não deixa de estar certo. Mas para programar de verdade, você deve ser capaz de entender pseudo-código e saber fazer o que o pseudo-código se propõe na sua sintaxe preferida, que suponho seja VB.NET, por ainda não conhecer o C#. A chave aqui é [Ô]entender o que está fazendo[Ô], por exemplo, veja o pseudo-código abaixo:

banco = banco_de_dados.Abrir [Ô]sql server[Ô]
clientes = banco.query [Ô]select * from clientes[Ô]
Grid = clientes

Obviamente isso não vai compilar em linguagem nenhuma, mas você consegue entender a idéia. Se você consegue já [Ô]traduzir[Ô] isso para Visual Basic(seja vb6 ou .NET) então você está no caminho certo. Se não, então você precisa aprender a ver as coisas assim. Uma idéia abstrata que é transformada em código. Com isso em mãos, tanto faz usar VB.NET ou C#, elas são somente a linguagem humana, não é saber comandinhos, é saber o que fazer. Comandos devem ser automáticos, sem pensar você deve saber exatamente o que fazer e se ainda não consegue então é melhor praticar isso e ter isso TOTALMENTE firme. O melhor caminho para isso, de longe, é aprender a orientação à objeto e isso é unanimidade indiscutível entre programadores. Simplesmente porque entendendo a orientação à objetos, TODO O RESTO passa a ser muito simples e aliado ao domínio da sintaxe da sua linguagem preferida, é um pulo para fazer milagres. Sério mesmo, sem querer desrespeitar ninguém, mas já vi muita gente aqui no fórum querendo converter suas aplicações de VB6 para .NET e acha que 10-15 forms e uns 20-30 relatórios é uma tarefa hercúlea. Mas com orientação à objeto e domínio de sintaxe, é tarefa para 5 ou 6 dias, pode acreditar, não estou exagerando.
JORGESALES 22/02/2016 20:28:26
#458058
Omar, olhe bem, eu me refiro a coisas como por exemplo preencher um combobox, limpar uma textbox,
exibir uma msgbox etc, esses são bem simples e além do mais quando começamos a digitar o próprio
sistema já nos fornece um monte de opções.
JORGESALES 22/02/2016 23:22:13
#458063
KERPLUNK,
Muito obrigado pelo seu texto, esclareceu bastante coisa.
A minha dúvida é a seguinte, o VB.Net ou Visual Studio 2012,15,13 etc é semelhante ao
Visual Basic 2008 Express Edition, por que se for eu tô dentro, gostei muito do que vi
e acredito que com um pouco de dedicação eu consiga aprender sim.
Quanto ao
Citação:

banco = banco_de_dados.Abrir [Ô]sql server[Ô]
clientes = banco.query [Ô]select * from clientes[Ô]
Grid = clientes


eu entendi sim.
KERPLUNK 23/02/2016 03:55:57
#458065
Sim, em relação à sintaxe é a mesmíssima coisa. Qual a diferença? Bem, à cada nova versão de .NET framework, novos recursos são adicionados e várias melhorias também são adicionadas ao Visual Studio. Mas cada versão do Visual Studio, mantêm retrocompatibilidade com os .NET frameworks anteriores, isto é, você pode usar uma versão nova do Visual Studio, com uma versão mais antiga do .NET framework sem problema algum. A sintaxe do VB.NET é EXATAMENTE A MESMA, portanto nesse ponto sem grilo. A sacada é que versões novas, tanto do Visual Studio, quanto do .NET framework, trazem sempre novos recursos, tanto num quanto no outro e ainda por cima mantêm a compatibilidade com o anterior.
EPISCOPAL 23/02/2016 09:33:20
#458071
Aproveitando tópico do nosso amigo .... eu tõ no mesmo barco que ele ...... o visual studio 2015 pode-se desenvolver produtos comerciais com ele? Fica as minhas dúvidas qto a isto .... de preferencia queria links falando a respeito ...... eu olhei lá e não vi .....
MESTRE 23/02/2016 10:01:34
#458076
recomendo assistir os vídeos do kerplunk ..

MOUSER 23/02/2016 10:15:02
#458078
Citação:

:
Pessoal como alguns de vocês sabem estou tentando criar algumas coisas
em uma plataforma mais moderna que o VB6 e me deparei com [txt-color=#0000f0]Visual Basic 2008 Express Edition[/txt-color]
que estava instalado no computador do meu filho.
Para minha alegria vi que os comandos (códigos) são praticamente iguais aos do VB6.
Minha pergunta é, qual a diferença entre usar o [txt-color=#0000f0]Visual Basic 2008 Express Edition[/txt-color] e o Visual Studio por exemplo?
Existe um [txt-color=#e80000]Visual Basic 2012 Express Edition[/txt-color] ou posterior?
Se sim os comandos seriam os mesmos do [txt-color=#0000f0]Visual Basic 2008 Express Edition[/txt-color]?

Gosto de criar programas com interfaces agradáveis e o VB6 fica muito pesado quando usamos
componentes de terceiros



Resumindo essa pergunta, que eu fiz tambem a varios professores, junção de funções em uma unica palavra ou encurtar e diminuir funções das versões anteriores e implementar com novas ferramentas, por exemplo: Uma versão voce declara: Mensagebox.show ([Ô]Mensagem[Ô],-Tipo de mensagem e qual botão vai ter na janela-, [Ô]Titulo da mensagem[Ô] na versão mais recente: msgbox([Ô]Mensagem[Ô], Tipo da mensagem já predefinida com botões em 2 palavras, [Ô]Titulo[Ô])
Já para facilitar a leitura diminuindo a quantidade de palavras nas linhas de programação. é claro que existem milhares de centenas de códigos que foram bem enxugados. E você pode criar subs, colocar em classes e transforma-las em DLL e chamalas em diversos projetos, graças ao kerp que me apoiou nos estudos em cima disso entre muitas outras coisas alem do que compõe a programação.
OMAR2011 23/02/2016 11:28:06
#458085
Mestre.
recomendo assistir os vídeos do kerplunk.
Do Kerplunk é C Sharp.
Tem que haver uma explicação melhor.
Se for baixar, a mais recente.
O vbnet para que esta saindo do vb6 é melhor.

Página 1 de 3 [27 registro(s)]
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas