[OFF]ESPANTOSO NOVATOS COM VB6

NILSONTRES 29/08/2015 08:38:24
#450670
Tópicos sobre a continuidade do VB6 tem de monte aqui mesmo.
Deixando claro que tenho ainda muitos clientes que utilizam sistemas meus com VB6 e estou migrando aos poucos, não é facil, la se vão 5 anos que iniciei esse processo e ainda tem muitos, esporadicamente tenho que fazer a sofrível manutenção em algum deles.
Assim como eu, Sei que muitos não tem mesmo como abandonar VB6, alguns até por convicção e prazer de continuar nessa linguagem.
Agora, o que me espanta é ver a quantidade de novatos praticamente começando do zero em VB6, eu sinceramente perco até o prazer em ajudar esse tipo de companheiro, nada pessoal é claro, mas por sentir um desperdício de tempo que hoje é tão precioso. é como se você estivesse ajudando o amigo a fazer algo que terá que refazer tudo novamente.
Você novato, repense e deixe de perder seu tempo, continuar no VB6 é uma coisa, iniciar nele é perder tempo.
Desculpe se me intrometo, é que sempre tive o grande defeito de me preocupar com os amigos, nem sempre posso ajudar, mas tento.
FBGSYSTEMS 29/08/2015 11:04:43
#450672
Resposta escolhida
Realmente não é o ideal começar no Vb6. Porém ideal e nossa vida são quase opostos.
Mas imagino que muito disso se deve ao fato/possibilidade de serem pessoas recem contratadas em empresas que utilizam o VB6 como principal ou única ferramenta.

Eu estou aos poucos, e os novos sistemas fazendo em C#, porem o que mais esta nos meus clientes ainda é VB6. Se eu contratasse alguém amanhã, esta pessoa precisaria aprender o VB6.

Meu conselho é: aprenda o VB6 para onde voce trabalha, mas paralelamente vá aprendendo linguagens mais novas.
LAMPIAO 29/08/2015 11:52:19
#450674
Tirando o legado, que nada mais é o fato de você poder dar manutenção em sistemas antigos, e o VB6 se encaixa perfeitamente nisso, o que o NILSONTRES se refere é aos iniciantes que por falta de visão e de uma boa pesquisa de tendências iniciam em uma linguagem errada.

Tudo se resume em pesquisa de tendências, quem não pesquisa e só pergunta só se confunde mais ainda,

Eu jamais encorajaria alguém a iniciar aprendendo uma linguagem antiga, é o mesmo que construir uma casa, sabendo que depois tera que destruir pra fazer novamente.

Quem já conhece a linguagem, ótimo, o conhecimento não se perde, mas quem não sabe nada e quer começar, que comece do jeito certo.

é incrivel, eu vejo pessoas aqui começando no Visual Studio .Net 2003, caramba, o cara nunca leu nada na internet só pra saber que estamos na versão 2015. E não me venham falar que o que importa é a versão do .Net Framework, a IDE importa sim e muito e a diferença é gritante de uma pra outra.

Mas é aquela história, quando só se tem um martelo, todo problema se resume no prego, kkkk.

Aos novatos, pesquisem muito antes de escolherem uma linguagem ou ferramenta de desenvolvimento.

Abraços

NILSONTRES 29/08/2015 12:18:37
#450675
FBGSYSTEMS
Citação:

Mas imagino que muito disso se deve ao fato/possibilidade de serem pessoas recem contratadas em empresas que utilizam o VB6 como principal ou única ferramenta.


Mas nesse caso as empresas contratariam pessoas já com conhecimento, acredito.
A questão não é u uso do VB6 e sim iniciar nele, observe muitos tópicos onde as duvidas são de coisas super básicas de VB6.

LAMPIAO,
Concordo.
JCM0867 29/08/2015 12:27:10
#450677
Quem quer começar ou vai de VB.NET ou C#.
A partir o Visual studio 2012, ambas são equivalentes, o que se faz numa se faz na outra. C# é mais requisitado no mercado, só não sei porque.
Como trabalho por conta, optei mais pelo VB.NET, como já tinha uma bagagem de mais de 10 anos em VB6, achei que poderia ser mais fácil aprender VB.NET, me enganei. é pratimanete outra linguagem, não se iluda achando que são iguais.
Diferente do VB6, aprender vb.net sozinho foi trágico, quanto mais estudava, mais confuso ficava, a ponto de quase desistir.
Como a persistência é a alma do programador parti para um curso, online mesmo (curso pago), com tutores, material e tudo mais, enfim arranquei e no curso ensinaram como usar o SQL server e o Access no VB.NET. agora estou aqui a mil no VB.NET a 5 anos, comecei no VB2010. e digo, devia ter começado antes, não sei como fiquei martelando no VB6 por tanto tempo com o Visual studio bombando cada vez mais.
Tenho clientes com o VB6, agora ficou trágico fazer manutenção, pq as inúmeras ferramentas do VB.NET não existem no VB6, dificultando o que é fácil no vb.net.
As manutenções que faço no VB6 são muitas vezes deprimentes.
VB6 é bom ou foi bom, mas o mundo evolui e quem não evolui junto poderá ter surpresas desagradáveis no futuro.

E programar no VB.NET ou C# é infinitamente mais prazeroso que programar em VB6. todos os dias aprendo algo novo.
FBGSYSTEMS 29/08/2015 12:46:40
#450678
Citação:

:
FBGSYSTEMS
Mas imagino que muito disso se deve ao fato/possibilidade de serem pessoas recem contratadas em empresas que utilizam o VB6 como principal ou única ferramenta.
Mas nesse caso as empresas contratariam pessoas já com conhecimento, acredito.
A questão não é u uso do VB6 e sim iniciar nele, observe muitos tópicos onde as duvidas são de coisas super básicas de VB6.

LAMPIAO,
Concordo.



Meu comentario nao foi na intençao de defender oq ocorre. So quis tentar entender.
Sobre contratar quem ja tem experiencia, custa mais caro, certo?

Mas fica a dica de todos, se puder escolher, nao comece no vb6.
Se nao puder escolher, aprenda vb6 e algo novo. Garanto que o vb6 vai ficar indigesto.
KERPLUNK 29/08/2015 16:57:21
#450683
Por outro lado, existe também o fenômeno de programadores experientes com VB6 que passam a utilizar .NET, geralmente VB.NET por acharem ser esta uma [Ô]evolução natural[Ô] e como já foi comentado, não é mesmo. Quando então chegam ao novo mundo, usando tecnologia de software de ponta que é o caso do .NET, acabam trabalhando com ela da mesmíssima maneira que trabalhavam com VB6. Isso é ainda mais difícil de ser corrigido e acaba sendo ainda mais frustrante para o programador experiente do que para um iniciante. A [Ô]prisão[Ô] que é o paradigma de linguagem, é muito difícil de ser rompida. Programadores experientes, estão [Ô]presos[Ô] à sintaxe e geralmente têm um medo mortal só de ouvir falar em [Ô]C#[Ô]. Na cabeça deles, isso soa como [Ô]bicho papão[Ô] e não querem sequer passar perto. Com isso usam saídas como [Ô]é uma sintaxe muito difícil[Ô], [Ô]não entendo essa coisa de chaves pra lá e pra cá[Ô], [Ô]não é lógico para mim[Ô]. Bom amigos, a razão do C# ser muito mais requisitado nas empresas é muito simples: Web. Programadores habilidosos com o C# certamente não terão dificuldade alguma em trabalhar com javascript, que é largamente usado em linguagens web e também não terão muitas dificuldades em uma eventual manutenção em algum sistema Java. C# também é uma linguagem mais [Ô]solta[Ô] em relação à sintaxe. Geralmente pseudo-código é muito mais simples de ser [Ô]convertido[Ô] para código real usando C#, claro não é impossível com VB.NET mas garanto que com C# é muito mais simples mesmo.
Um exemplo simples disso é o casting de valores, que no C# independe de uma função, é algo já embarcado na própria sintaxe. Com VB.NET, casting deve ser feito usando a função [Ô]DirectCast[Ô]
A OOP também é mais simples de ser feita com C#. A sintaxe é mais intuitiva e facilita muito para o uso de conceitos mais complexos como herança, polimorfismo e outros. Isso resulta em menos código que é mais sucinto e mais fácil de ser entendido como um todo. Pessoalmente, prefiro C# por essas e mais algumas razões, mas já vi empresas que utilizam o VB.NET, mas já advirto, foi muito pouca coisa e quase sempre estavam migrando o código para C#...
MARCELODAVID 29/08/2015 18:47:29
#450684
é amigos, para quem não tem necessidade (por exemplo, exigência da empresa em que trabalha), não inicie em vb6... Vá direto para plataforma .net...

Mas é curioso o fato em que o amigo NILSONTRES expôs no tópico!
Acompanhando o mesmo raciocínio, nesse mês de agosto, o vb6 está na 11º posição de linguagens mais usadas no índice ta tiobe... (http://www.tiobe.com/index.php/content/paperinfo/tpci/index.html)...

Eu programa VBA e estou estudando VB.NET (e já migrando algumas coisas) e realmente, .net tem muito mais opções e facilidades, só que muda muita coisa... Mas vale a pena aprender! Muitas coisas que em VBA/VB tinha que fazer uma função, no .net já é nativo... ótimo. Algo muito simples que gosto muito no .net, por exemplo,são as substrings! Ótima sacada do tio Bio, rs! Sem falar em designer! No .net tem muitas possibilidades nativas da plataforma! Sinceramente, só vejo vantagem em migrar para .net.

Mas não devemos esquecer de vez o vb6 (pelo menos por enquanto)... Pois é uma realidade que existem muitos programas grandes nessa linguagem. Mesmo que contratem programadores .net (por estarem migrando para .net), ainda precisarão (e por um bom tempo) de programadores vb6... E é aí que entra os tópicos de iniciante!

Por exemplo eu (não é minha realidade, apenas uma ilustração):
Não programa em vb6... E estou estudando .net... Já estou [Ô]meio avançado[Ô] em .net, pois iniciei direto em .net... Uma empresa me contrata para desenvolver em .net por está migrando do vb6 para o .net... Eu começo fazer a migração... Mas, antes que termine, surgi a necessidade de fazer uma manutenção no velho programa que ainda roda nos clientes... Lá vai eu, programador em vb.net, ter que recorrer aos fóruns (principalmente aqui) em busca de auxilio com vb6... Acho que é isso... Mas também sei que há pessoas que ainda estão iniciando, por vontade própria no VB6... Meu conselho é semelhante aos dos amigos anteriores: aprenda vb6 de forma [Ô]secundária[Ô] e aprenda vb.net (ou C#) como [Ô]carro chefe[Ô].
DS2T 29/08/2015 19:36:12
#450685
Eu concordo com vocês, mas ao mesmo tempo, acredito que dá na mesma em muitos casos.
Muitos podem falar do problema de paradigma. Obviamente, existe uma diferença enorme de recursos que só uma linguagem orientada a objetos pode te fornecer. O padrão de projeto muda completamente usando esses novos recursos.

Mas vamos ser sinceros pessoal. Dá pra contar no dedo a quantidade de pessoas que realmente sabem usufruir por completo de uma OO. Geralmente o pessoal por saber fazer herança e conhecer a propriedade de poliformismo já se considera um programador que sabe OO. Eu vejo muitos projetos que dá pra ver que o cara tem uma noção do .NET, mas não aplica direito a teoria. Assim como vários conceitos de Padrão de Projetos completamente distorcidos do que realmente deveriam ser.

O que quero dizer com tudo isso, é que na prática, pra grande maioria... tirando as facilidades visíveis de IDE, não muda muito o jeito de programar. Então VB6 e .NET tanto faz, só muda o nariz torcido das pessoas a volta que te acha [Ô]ultrapassado[Ô].

Eu sou adepto do: Aprendeu uma linguagem, aprendeu todas... o resto é a percepção do programador de saber usar um recurso adicional. Se parar pra pensar, se o cara realmente aprendeu a programar e não apenas memorizou rotinas prontas. Por exemplo, se ele realmente criou todo o seu framework de persistência de dados no VB6, obviamente ele fará algo melhor no .NET, já que ele possui mais recursos. O problema é que a maioria das pessoas se contenta com o que já sabe, por isso as pessoas tendem a programar do mesmo jeito.

Ontem mesmo eu tava vendo um tópico aqui que um colega ajudou o outro passando toda uma rotina de conexão com banco de dados e sugeriu usar uma classe de conexão. OK, usou o conceito de encapsulamento... começou bem. Mas aquilo lá não estava usufruindo completamente da orientação a objetos. Resumindo: Da forma que o cara fez, daria pra fazer em VB6 tranquilamente. (E o pessoal do tópico falando das facilidades do .NET e insistiu que o outro colega deveria migrar por essas razões).

Resumindo, eu reconheço que o VB6 tem suas limitações... mas não o considero uma perda de tempo, mesmo para os novatos. Até porque, acho que uma pessoa que ralou naquela programação sem tantos recursos do VB6, quando aprender, dará muito mais valor e entenderá melhor o motivo de utilizar o .NET e poderá ver por si mesmo a diferença entre os dois.

JABA 29/08/2015 20:23:36
#450688
Citação:

O que quero dizer com tudo isso, é que na prática, pra grande maioria... tirando as facilidades visíveis de IDE, não muda muito o jeito de programar. Então VB6 e .NET tanto faz, só muda o nariz torcido das pessoas a volta que te acha [Ô]ultrapassado[Ô].



Citação:

Resumindo, eu reconheço que o VB6 tem suas limitações... mas não o considero uma perda de tempo, mesmo para os novatos. Até porque, acho que uma pessoa que ralou naquela programação sem tantos recursos do VB6, quando aprender, dará muito mais valor e entenderá melhor o motivo de utilizar o .NET e poderá ver por si mesmo a diferença entre os dois.



DS2T, eu concordo contigo que boa parte dos programadores em .net acham que sabem programar POO, mas no fundo não dominam os conceitos por trás dos panos. Porém, tenho que discordar profundamente quando você diz que começar em vb6 não é perda de tempo. O maior problema que os programadores enfrentam não é nem a plataforma, mais o de se situar em um novo paradigma. Pra mim, esse sem sombra de dúvidas é o grande vilão. Quando você foca muito na programação procedural - como no caso do vb6 - isso acaba criando raízes que ficam difíceis de serem mudadas mais tarde. é justamente por isso que o pessoal tem dificuldade em absorver a essência da POO. Não basta apenas ler um material sobre o assunto, aplicar alguns princípios e estufar o peito dizendo que o seu projeto está de acordo com o paradigma da POO. Na verdade, você precisa saber o que está fazendo, pois mesmo criando as classes, aplicando polimorfismo, encapsulamento, etc., você pode estar cometendo inúmeros outros erros, como por exemplo, criar uma classe que faz muito mais coisas do que ela realmente necessita.
VINNIFERRAZ 30/08/2015 02:57:16
#450695
usam mais c# pela sintaxe, é semelhante a um monte de linguagens e tem a estrutura muito parecida com varias, vb é unica talvez parecida com foxpro
eu programei muito em vb6 e quando foi a era do .net fui direto pro c#, atualmente quando eu vou programar em vb.net eu me perco mas nada que alguns minutos não
resolva.Acho muito mais facil quem programa em c# programar em vb.net do que ao contrario.
e vb6 ta morto pra coisas novas, antes Delphi que ainda tem feito atualizações da embarcadero. aprender c# é atualmente o melhor caminho. E sim, vb.net faz a mesma coisa

Página 1 de 3 [23 registro(s)]
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas