ORIENTACAO A OBJETOS - CONCEITO

LLAIA 20/02/2014 10:55:34
#435018
Muito bom KERPLUNK! Gostei muito.

Fica a dica pro pessoal mais tarde estudar nesse quesito validações com Microsoft.Practices.EnterpriseLibrary.Validation.Validators. Não quebra o galho. Quebra uma árvore.
KERPLUNK 20/02/2014 11:37:10
#435022
Citação:

:
Muito bom KERPLUNK! Gostei muito.

Fica a dica pro pessoal mais tarde estudar nesse quesito validações com Microsoft.Practices.EnterpriseLibrary.Validation.Validators. Não quebra o galho. Quebra uma árvore.



EnterpriseLibrary, tem muito mais coisas além das validações. é uma biblioteca para usar uma técnica chamada [Ô]Application Blocking[Ô], blocking não de [Ô]bloqueio[Ô], mas sim de blocos. Várias funcionalidades muito interessantes como Logging, Policy Injection, Exception Handling, enfim, muita coisa mesmo, confira aqui

Para o próximo update, vou ensinar como criar uma classe que cuida sozinha de todas as funcionalidades de CRUD, bastando colocar as decorações corretamente na sua classe de entidade.
Depois disso, como usar predicados de expressões lambda para criar um provider que gera query de seleção dinamicamente. Por exemplo:

List<Produto> produtos = Produto.Select(s => s.Descricao.Contains([Ô]prego[Ô]) & s.Preco < 0.9);


O comando acima, geraria e executaria a query:
Select * from Produtos Where Descricao like [ô]%prego%[ô] and ValorUnitario < 0.9

Em seguida executaria a query, pegaria o resultado e transformaria em uma lista de entidades [Ô]Produto[Ô], dentro da variável [Ô]produtos[Ô], sem precisar fazer mais nada, tudo herdado de uma super-classe que cuida de tudo isso.

E tem muito mais depois disso! Estou planejando fazer um vídeo completo de criação de um aplicativo completo para controle de lojinha.
LLAIA 20/02/2014 16:33:26
#435034
Muito bom.

Aqui no meu emprego, usamos um framework de persistência com Validators, Serialização e tal com NHibernate feito pelo setor de Arquitetura. O mapeamento é feito por um aplicativo, o MyGeneration que gera as classes e o os .hbm. Adianta muito o trabalho, mas eu não curti muito o NHibernate.

é uma boa pra galera se ligar nesses geradores de classes pra ganhar agilidade.
KERPLUNK 20/02/2014 16:56:24
#435037
Citação:

:
Muito bom.

Aqui no meu emprego, usamos um framework de persistência com Validators, Serialização e tal com NHibernate feito pelo setor de Arquitetura. O mapeamento é feito por um aplicativo, o MyGeneration que gera as classes e o os .hbm. Adianta muito o trabalho, mas eu não curti muito o NHibernate.

é uma boa pra galera se ligar nesses geradores de classes pra ganhar agilidade.



Com certeza. O que estamos fazendo aqui é puramente didático. Existem frameworks prontos e maduros para todas essas coisas, como o Entity Framework, NHibernate e outros menos famosos mas não menos úteis.
CAIO.FR.SP 04/07/2014 23:48:38
#439357
Ola galera, aproveitando esse tópico, que para mim esta sendo de muita valia, estou com algumas duvidas e gostaria da ajuda de vocês.

estou tentar monta um novo projeto de uma forma um pouco mais orientado a objetos.

Criei uma classe que efetua a conexão, e operações no banco.

depois criei uma classe para cada tabela todo banco (entidades)

e também um classe CRUD para cada entidade, passando como parametro, e recebendo como retorno objetos das classes.

o problema é que muitas vezes as consultas que faço no banco deve retornar não apenas campos de uma entidade, mas de 2 ou mais delas, e eu não sei a melhor forma de fazer.

Por exemplo:

Tenho uma classe baixas:

public int CodCliente {get; set;}
public int CodEvento {get; set;}
public string Referencia {get; set;}
public datetime Data {get; set;}
public double valor {get; set;}

e na consulta que faço ao banco preciso retornar alem destes campos, o nome do cliente, e o titulo de o evento que fazem parte de outras entidades.

lembrando que a minha consulta retorna uma lista (List<clsBaixas>) dessa entidade.

gostaria de saber como vocês tratam isso.
KERPLUNK 07/08/2014 00:36:10
#440242
Citação:

:
Ola galera, aproveitando esse tópico, que para mim esta sendo de muita valia, estou com algumas duvidas e gostaria da ajuda de vocês.

estou tentar monta um novo projeto de uma forma um pouco mais orientado a objetos.

Criei uma classe que efetua a conexão, e operações no banco.

depois criei uma classe para cada tabela todo banco (entidades)

e também um classe CRUD para cada entidade, passando como parametro, e recebendo como retorno objetos das classes.

o problema é que muitas vezes as consultas que faço no banco deve retornar não apenas campos de uma entidade, mas de 2 ou mais delas, e eu não sei a melhor forma de fazer.

Por exemplo:

Tenho uma classe baixas:

public int CodCliente {get; set;}
public int CodEvento {get; set;}
public string Referencia {get; set;}
public datetime Data {get; set;}
public double valor {get; set;}

e na consulta que faço ao banco preciso retornar alem destes campos, o nome do cliente, e o titulo de o evento que fazem parte de outras entidades.

lembrando que a minha consulta retorna uma lista (List<clsBaixas>) dessa entidade.

gostaria de saber como vocês tratam isso.


Não entendi o que você quer dizer com classes baixas, mas se sua consulta retorna, por exemplo, clientes e fornecedores, então crie uma classe específica com propriedades equivalentes aos objetos de retorno. Mas fique atento, se o retorno ficar muito grande(qualquer coisa maior que duas classes), é sinal que está na hora de dividir ou de criar um cubo de dados mais complexo de uma vez.
Página 14 de 14 [136 registro(s)]
Faça seu login para responder