PARA QUE SERVE O SOURCE SAFE

ICEMAN 09/12/2006 21:41:38
#189056
Alguem sabe me dizes para que o source safe ou save serve???

Nao faço nem ideia

grato
CEREBRO.X 09/12/2006 22:15:47
#189059




O source safe serve para proteger seu código fonte. Na prática é isso. Ele protege o sistema contra engenharia reversa... Mas, existem diversos meios de se burlar este processo. Se vc não quiser, desinstale este recurso... http://www.vbmania.com.br/vbmania/vbmforum.php?varMethod=Abrir&varID=150
USUARIO.EXCLUIDOS 09/12/2006 22:30:37
#189060
Imaginemos uma equipe de desenvolvedores trabalhando em um projeto único e 2 programadores abrem cada um em seu IDE o mesmo Form, Módulo ou Módulo de classe, etc ... o que vc acha que aconteceria no final do expediente ?

O último a salvar seu trabalho iria sobrescrever o código de todos os demais deixando o trabalho altamente improdutivo.

Como solução a MS lançou o Source Safe -Caixa Forte de Fonte- que permite ao primeiro programador TRAVAR uma versão do arquivo e se outros programadores quiserem poderão pegar apenas uma versão de leitura.

O Source Safe é tão útil que é inclusive utilizado por outras linguagens de programação como ASP, C, C++, Java etc.

Mas ele só tem funcionalidade em ambientes corporativos tendo eficiencia nula para projetos mono-desenvolvedoeres.
USUARIO.EXCLUIDOS 09/12/2006 22:34:31
#189062
Cerebro.x, nunca usei o SS com esta finalidade que vc disse não.
Tem certeza de que estamos falando do mesmo software que vem no visual studio ???
MORDOR 10/12/2006 05:00:02
#189089
Eu utilizo o Subversion (SVN) pra fazer controle de versão que é infinitamente superior ao SourceSafe.

Citação:

Mas ele só tem funcionalidade em ambientes corporativos tendo eficiencia nula para projetos mono-desenvolvedoeres



Eu faço controle de versão nos projetos em que trabalho sozinho também, considero importante, pois você guarda um histórico completo das versões e atualizações e fica despreocupado sem ter que ficar criando backups pra fazer modificações, que muitas vezes são difíceis de manter e você acaba se perdendo. Utilizo até como live update de programas, publico as alterações num repositório na Internet e o cliente consegue atualizar apenas executando um arquivo .bat com uma linha de comando. Simples não?
USUARIO.EXCLUIDOS 10/12/2006 18:29:09
#189135
Mordor, estou até afim de aprender algo a mais só que não ficou claro para mim quem consegue controlar versões o VSS ou o SVN ??

Quanto a controle de versões e tasks também experimente o MZ-Toolz pois VB com ele é outra ferramenta.
MORDOR 10/12/2006 19:27:14
#189140
Citação:

Mordor, estou até afim de aprender algo a mais só que não ficou claro para mim quem consegue controlar versões o VSS ou o SVN ??



Emerson, não posso falar muito sobre o VSS, pois o pouco que mexi foi um desastre e larguei, principalmente se tratando de acesso por HTTP e licenças. O Svn é muito simples de usar, sobre o controle de versão é o seguinte, você cria um repositório onde ficará gravado o histórico de arquivos e diretórios. Sempre que fizer um Commit (gravar as atualizações no repositório) ele marca essa alteração com um número (Revision), daí você pode consultar o log com o histórico de modificações. Você pode deixar até um comentário sempre que fizer um Commit pra ter mais detalhes do que foi feito naquele momento. Com esse tipo de controle por você pode reverter uma alteração de modo muito simples pra qualquer número de Revision e pode ser feito pra qualquer arquivo ou diretório que esteja sendo controlado, você não fica preso apenas ao conteúdo do projeto, ou seja, eu controlo tudo no meu trabalho por ele, código-fonte, documentação, imagens, scripts de banco de dados (ou até MDBs do Access), etc. Tem um utilitário chamado TortoiseSvn que é uma extensão do Shell do Windows que facilita muito a utilização do Svn pelo Explorer. Segue abaixo um link muito bom sobre Svn.

Subversion

Conceitos Básicos de Controle de Versão de Software
USUARIO.EXCLUIDOS 10/12/2006 20:15:40
#189147
Eu controlava meus projetos individuais por pastas mesmo e me arrebentava para controle da base de dados, sua solução é muito mais inteligente.
Foi bem além da intenção inicial do tópico, mas para uma direção muito importante para mim pelo menos.

Valeu
USUARIO.EXCLUIDOS 16/12/2006 01:43:48
#190339
Após participar deste tópico (Que acredito deveria estar encerrado) baixei o SVC que tem vários serviços muito úteis só que a instalação não tem apresentação nada amigável uma vez que já tem por exigencia o apache instalado e rodando (uma especie de IIS) e front-end estilo Java.

Quanto ao VSS, depois de muito tempo o habilitei e realmente para projetos de um só desenvolvedor ele serve mais para testar a paciencia exigindo "check out/check in" do que apresentando utilidade.

Até a data deste post não consegui fazer um controle de versão descente, sim travo um form .... vou trabalhando e se algo der errado posso pegar a última versão antes do salvamento ... já evita ficar replicando pastas para o projeto (mas não sei se ta compensando).

Gostaria que se alguem que tivesse mais experiencia pudesse somar que desse um "pitaco" nesta conversa, sinta-se convidado (embora eu não seja o dono do tópico)
MORDOR 16/12/2006 02:13:17
#190340
Emerson você instalou SVC (não conheço) ou SVN? No site dele tem instalador pra Windows, simples como qualquer outro que costumamos usar e não necessita do Apache pra rodar. Você pode utilizar repositórios no formato FileSystem, só precisará do Apache se for criar um servidor pra hospedar repositórios usando o protocolo WebDAV. Como front-end você pode usar o TortoiseSvn que não necessita da JVM pra rodar pois é feito em C. Tem também o Ankhsvn, que é um plugin pro Visual Studio que funciona no mesmo estilo do VSS.
USUARIO.EXCLUIDOS 18/12/2006 15:10:14
#190662
Só pra constar, era SVN mesmo (acontece); realmente existe uma versão "amigável" para windows e um assistente para V.Studio bem legal.

O VSS também faz o que o cerebro disse, ele trava os fontes e somente alguem com senha pode editá-los, embora qualquer um posso copiar a um novo projeto ... ou seja, segurança de erro no desenvolvimento e não de cópia não autorizada.

Além disto ele tem funcionalidade de criar várias versões no mesmo fonte sem precisar replicar pastas, ele gerencia isto por nós criando um arquivo de mesmo nome com caracteres da versão concatenados (isto me contradiz quanto a ter utilidade apenas para projetos com vários desenvolvedores).
Página 1 de 2 [15 registro(s)]
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas