PARA QUE SERVE O SOURCE SAFE
Até da pra brincar usando o VSS localmente, mesmo assim são muitas limitações, você não tem controles sobre qualquer arquivo além do que o Svn possui vários recursos extras como regra para ignorar arquivos e pastas, etc. Agora tente usar o VSS em rede, você terá de comprar as licenças pra montar um servidor, pois o que vem no Visual Studio tem limitações pra esse tipo de uso. Tentei uma vez usar o servidor do GotDotNet pra hospedar um projeto e o plugin deles dá muito problema, tentei também mapeando um servidor FTP como uma unidade de disco local usando o NetDrive da Novell e fica extremamente lento. Com o Svn isso não acontece e existem servidores gratuitos na Internet pra hospedar o repositório com ótimo desempenho.
Acho que deveria estar sendo observado o foco do software. VSS não é um sistema de controle de versões para mono-usuários, como já foi dito. Sim, dá para usar, mas não é o seu foco. Seu foco é para equipes. Entre suas vantagens, verificar diferenças entre versões, saber quem alterou e o que foi alterado, recuperar partes de códigos, etc. Aonbde trabalho usamos o VSS para VB, Asp e Java. Funciona em rede com as devidas licenças. Para "mono-utilização" acredito que ele possa gerar uma perda de desempenho devido a suas complexidades de instalação e configuração.
cara.. o VSS é perfeito pra controle de versão.
O Source Safe funciona assim.
Imagine uma empresa que tem uma dúzia de Desenvolvedores e um sistema com 40 arquivos (Forms, Classes, VBPs..)
AÃ vc, sendo um deles, quer alterar o arquivo XXX.Frm
Vc entra no SourceSafe, localiza o arquivo, e seleciona uma opção chamada Check Out.
A partir desse momento, NINGUEM conseguirá alterar este arquivo, a não ser que VOCÃÅ aperte a opção Check IN, ou seja, devolva para o Source Safe o arquivo alterado.
Para funcionar, vc precisa de um computador para ser servidor de versões, ou seja, o computador responsavel por guardar todos os arquivos de código fonte, e só através do Source Safe vc consegue pegá-los.
O Source Safe garante que ninguem vá perder tempo alterando um arquivo que tem mais de uma pessoa mexendo, sendo assim, ninguem faz a mesma coisa duas vezes.
Ele armazena um histórico de cada alteração feita no arquivo, dessa maneira, se vc fez uma burrada, e pensar: "puts, fod**!", vc pode ir na opção History (Historico) e escolher qual alteraçao de qual dia vc quer recuperar, aà ele te devolve o arquivo exatamente como tava antes da burrada que vc fez.
é ótimo para trabalhar em equipe. Fora isso, se vc for trabalhar sozinho, a unica utilidade que ele vai te dar é o Historico de alterações. Fora isso, não vejo grande coisa não.
Agora pra por numa empresa ele é excelente.
O Source Safe funciona assim.
Imagine uma empresa que tem uma dúzia de Desenvolvedores e um sistema com 40 arquivos (Forms, Classes, VBPs..)
AÃ vc, sendo um deles, quer alterar o arquivo XXX.Frm
Vc entra no SourceSafe, localiza o arquivo, e seleciona uma opção chamada Check Out.
A partir desse momento, NINGUEM conseguirá alterar este arquivo, a não ser que VOCÃÅ aperte a opção Check IN, ou seja, devolva para o Source Safe o arquivo alterado.
Para funcionar, vc precisa de um computador para ser servidor de versões, ou seja, o computador responsavel por guardar todos os arquivos de código fonte, e só através do Source Safe vc consegue pegá-los.
O Source Safe garante que ninguem vá perder tempo alterando um arquivo que tem mais de uma pessoa mexendo, sendo assim, ninguem faz a mesma coisa duas vezes.
Ele armazena um histórico de cada alteração feita no arquivo, dessa maneira, se vc fez uma burrada, e pensar: "puts, fod**!", vc pode ir na opção History (Historico) e escolher qual alteraçao de qual dia vc quer recuperar, aà ele te devolve o arquivo exatamente como tava antes da burrada que vc fez.
é ótimo para trabalhar em equipe. Fora isso, se vc for trabalhar sozinho, a unica utilidade que ele vai te dar é o Historico de alterações. Fora isso, não vejo grande coisa não.
Agora pra por numa empresa ele é excelente.
ALMARTI, por favor amigo preta atenção no que os outros escrevem senão vc anula a sua resposta !!!
Eu havia explicado as vantagens do desenvolvimento compartilhado com o VSS e afirmado inicialmente que ele teria utilidade "nula" para desenvolvimento com apenas um programador e eu apenas me retratei no último post.
Quanto ao "concorrente" SVN posso avisar que é muito válido saber da existencia dele por que:
1-é Free ao passo que o VSS não é.
2-Tem uma série de funcionalidades que o VSS não possui (vide link no topico)
3-Foi uma dica quente de um amigo que ta ajudando muito.
Mas sei que sua intenção foi de ajudar, só que partiu de um ponto inexistente na conversa.
Citação:.ALMARTI escreveu:
Acho que deveria estar sendo observado o foco do software. VSS não é um sistema de controle de versões para mono-usuários, como já foi dito
Eu havia explicado as vantagens do desenvolvimento compartilhado com o VSS e afirmado inicialmente que ele teria utilidade "nula" para desenvolvimento com apenas um programador e eu apenas me retratei no último post.
Quanto ao "concorrente" SVN posso avisar que é muito válido saber da existencia dele por que:
1-é Free ao passo que o VSS não é.
2-Tem uma série de funcionalidades que o VSS não possui (vide link no topico)
3-Foi uma dica quente de um amigo que ta ajudando muito.
Mas sei que sua intenção foi de ajudar, só que partiu de um ponto inexistente na conversa.
Nenhum problema.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas