PESQUISA DE MERCADO- SOFTWARE

ERIVELTONVGA 19/08/2012 20:36:09
#408167
Amigos boa noite

Preciso de uma ajuda de voces, tenho dois sistemas desenvolvidos, mas agora pintou a oportunidade de desenvolver um sistema no ramo da minha esposa. Ela é coordenadora de planejamento estrategico e Pesquisa de opiniao e mercado.

Eu preciso saber se alguem sabe o que é necessario para desenvolver, eu sei que não existe um esquematizado pronto. o que precisava que é o que eu vi num sistema, é que o proprio cliente monta a pergunta e as respostas, o layout do sistema com as perguntas e respostas é o proprio sistema que gera.

bem eu preciso de idéias, e estou aberto a opinioes e criticas.

desde ja agradeço a atencão de todos. Obrigado.
ROBSON 19/08/2012 21:46:02
#408169

Bom é apenas uma sugestão: Quanto vou iniciar um sistema que não sem exatamente como funciona, eu baixo alguns sistemas semelhanes e observo o seu funcionamento, Vendo outro já pronto funcionando as ideias começam a surgir e o restante é só codigo.
O melhores sites para sistema na minha opinião sao: o superdownloas e o baixaki.
ERIVELTONVGA 20/08/2012 09:25:07
#408183
Eu até ja tenho uma base do programa que vou desenvolver, o problema é o layout e a alimentacao do banco de dados, pois nunca vai ser a mesma informacao se sera armazenada, vao ser multi-telas.
alguem ja criou algo parecido.
VELDRAME 20/08/2012 10:12:56
#408189
Porque multiplas telas?
Já que é um sistema de pesquisa faz assim:

Um Form.
Uma Label (Pergunta)
Um Option para as respostas (Indexado caso haja mais de uma opção)
Um Checkbox para o caso de multipla resposta.

O Sistema busca no Banco a pergunta, com o ID da pergunta ela vai a tabela de resposta e busca os registros vinculados, que devera estar informado também o tipo de resposta, simples (opt) ou Multip (chk).

Com essa informações, ele popula:
Label Pergunta
Cria em os objetos conforme a quantidade de respostas e o tipo da resposta.

Montar junto com uma barra de rolagem vertical, talvez você use poara o caso de ter mais resposta que o formulario possa mostrar.

A partir daqui é só logica para montar a navegação nos regitros.

Abraços e boa sorte!
MARCELO.TREZE 20/08/2012 11:52:06
#408201
Bom existem vários caminhos, uma vez que o numero de perguntas nunca será o mesmo, e a pesquisa nuca será a mesma, aconselho a criar a tabela e os campos da tabela dinamicamente, e para cada pesquisa usar uma tabela diferente, isso claro no caso de haverem diversos clientes solicitando pesquisa.
.
o que vejo de mais difícil é criar os cálculos estatísticos.




ERIVELTONVGA 20/08/2012 15:47:30
#408224
Quem puder me ir dando ideias eu agradeço muito, Hoje a noite vou comecar a por no papelas ideias e fazer o esboço e volto a postar se tive alguma ideia tambem.

desde ja agradeço a colaboracao de todos.
ERIVELTONVGA 27/08/2012 17:04:00
#408710
Boa tarde,

Marcelo ou outra pessoa, como que eu crio tabela dinamica?
MARCELO.TREZE 27/08/2012 17:28:25
#408711
Erivelton como eu disse existem [ô]n[ô] maneiras de se fazer isso, uma delas seria criar a tabela dinamicamente funciona + ou - assim

suponha que o cliente crie uma pergunta e esta pergunta possui 5 resposta

então vc pode criar uma tabela assim

tabelaperguntas

pergunta1Tab

numeroentrevistado,resposta1,resposta2,resposta3,resposta4,resposta5

ai a pergunta2 só tem 2 respostas

então cria a pergunta2

pergunta2tab

numeroentrevistado,resposta1,resposta2

entendeu isso é meio dinâmico, porém existem outras maneiras também

tipo vc cria uma tabela perguntas

e coloca lá

numero da pergunta, pergunta, resposta

ou seja uma pergunta uma resposta

no primeiro caso basta você pesquisar como cria um tabela e campos dinamicamente, isso baseado no seu banco de dados entendeu?






MARCELOSN 27/08/2012 17:44:54
#408712
Boa tarde

Um exemplo que pode ajudar

ASP .NET - Sistema para geração de pesquisas na web
http://www.macoratti.net/09/03/asp_spi.htm


ASP .NET - Sistema para geração de pesquisas na web - II
http://www.macoratti.net/09/03/asp_spi2.htm


AZORSCA 28/08/2012 10:13:19
#408747
Vale a apena você olhar como funciona sistemas semelhantes já pronto, porém, a melhor maneira de você realizar isto é fazer um levantamento de requisitos em empresas ou com pessoas que já atuam neste ramo. Desta forma você saberá com detalhes o que o seu software deverá ter para compor as funcionalidades do sistema.

Você deve entender também como funciona este mercado isto ajudará muito. Pegue ideias com a sua esposa, pois ela já trabalha neste ramo.
ATACOMP 28/08/2012 14:07:52
#408774
Normalmente pelo menos o form para o usuário participante das pesquisas deveria ser web....ou estou errado?!?
Página 1 de 2 [11 registro(s)]
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas