UBUNTU 64BITS/32BITS - AMD/INTEL

MOUSER 22/04/2016 10:40:39
#461222
Galera, estive ansioso pela chegada do dia 21, para quem não sabe, além do feriado, seria o lançamento do Linux Ubuntu 16, no qual os desenvolvedores vão dar um maior período de suporte ao sistema. Até ontem, tranquilo, esperei o dia de hoje (22 de Abril de 2016) para fazer o Download, só que me deparei com uma situação na qual resolvi pesquisar, deparei com outras pessoas que passaram a mesma situação que a minha. Os desenvolvedores do Linux oferecem duas versões do mesmo sistema, o i386 (Imagino que seja essa versão para 32 Bits) e o AMD64 (Logicamente o 64bits). A minha questão e minha duvida não era nem em relação a qual versão usar pois meu processador é um Core 2 Duo (Como nossos amigos sabem, é um processador 64 bits), Minha questão era o Porque o 64bits vinha nomeado com AMD e o 32 com um [ô]i[ô]. Resultado de vários fóruns que encontrei. A AMD foi a primeira a lançar o processador 64 bits por isso a nomenclatura, e que isso não interfere no funcionamento do Linux 64bits no processador intel 64bits. Tentei achar um tópico semelhante que foi criado creio que aqui no VBMANIA ou no Portugal-a-Programar aonde foi discutido sobre isso, para minha infelicidade não encontrei. Pergunta: Se encontrei a resposta do que estava procurando, Por que criei um tópico aqui no site? Primeiro: Mostrar o resultado que encontrei.
Segundo: Saber qual a opinião dos meus amigos e colegas aqui do VBMANIA em relação ao assunto.

Obrigado por tudo, até a próxima pessoal.
SINCLAIR 22/04/2016 15:21:37
#461246
Colega MOUSER,

Suas conclusões estão corretas.

No Viva o Linux tem uma pergunta idêntica a sua, não sei se é você que postou lá, mas se não foi, vale dizer que ao questionante foi dada como resposta exatamente as conclusões que você apontou aqui.

https://www.vivaolinux.com.br/topico/Ubuntu-e-Kubuntu/Ubuntu-64-bits-so-tem-pra-AMD64

Tudo de bom.
MOUSER 22/04/2016 18:40:10
#461267
Na verdade não fui eu que fiz este questionamento no forum, não tenho conta lá, mas fico feliz ao saber que existe outras pessoas com argumentos e perguntas parecidas, agora vou dar uma pesquisada sobre o Wine, um aplicativo para Linux, Mac e OSX, Creio que sirva para outros sistemas também. Pelo pouco que vi, meio por cima, ele converte o aplicativo que foi feito para o windows para o sistema da plataforma atual, diferente do que eu imaginava, achava que ele Emulava o windows rodando junto com Linux, mas não, o que aumentou ainda mais minha curiosidade e minha vontade de desenvolver mesmo que seja para plataforma Windows, em cima de uma plataforma Linux, outras coisas a mais que li na pesquisa meio que superficial, é que mesmo que eu use o Windows como plataforma, desenvolva em um aplicativo, se tiver em linguagem C# por exemplo, a própria microsoft da suporte para esta linguagem na plataforma Linux, infelizmente o VB.NET ainda não encontrei nada, só com Wine mesmo.

A ultima versão do Wine que encontrei disponivel foi 1.6, dizem em alguns foruns espalhados que é o menos problemático para quem trabalha com programação, mesmo fora da programação, ele funciona muito bem. Vou tentar fazer um teste usando um sistema voltado para o MAC rodando no linux, nome do software: Disk Drill, me recomendaram muito esse software. A vida é feita de testes, seja ela sucesso ou fracasso.

Mesmo assim obrigado por tudo SINCLAIR
MARIOANDRADE 22/04/2016 19:05:10
#461269
Mouser,
Eu sou um grande fan do Ubuntu, comecei com o 8.04 que foi apresentado
pelo primo da minha esposa, já recebi um monte de CD's originais gratuitos,
eu tenho uma mine coleção.
Depois que a internet se popularizou eles pararam de enviar CD's pelo correio.
Eu adoro os efeitos do Compiz, o uso do terminal, as pastas, aparência, enfim
adoro o Ubuntu de coração.
Mas como nada é perfeito precisamos de um sistema [Ô]confiável[Ô] em nossa empresa
e infelizmente já tive alguns problemas usando Linux, ao iniciar ele não localizava o HD
e não havia nada que pudesse ser feito a não ser formatar (esse erro ocorreu umas 6 vezes
sem motivo aparente até que fui forçado a abandonar o sistema de vez).
Mesmo usando máquina virtual eu não me sentia confiante em delegar tudo ao Ubuntu.
Acho que a última versão que instalei foi a 12.04.
Em resumo não estou postando nada que tenha a ver com o que você está comentando mas
queria compartilhar minha opinião sobre esse excelente sistema.

FABAO 22/04/2016 20:29:52
#461272
Olá, sou usuário de Ubuntu a tempos...

Cara vc estava certo em achar que o Wine emula o ambiente windows pra rodas seua aplicativos, e é isso mesmo que ele faz, em suas configurações vc pré determina qual sistema vc quer emular e ele o faz, mas muito precário, se precisar de uma aplicação com acesso a banco de dados por exemplo, esqueça, pois vc não consegue instalar nada nesse ambiente emulado, apenas usar configurações que ele dispõe nativamente...

Sim AMD foi pioneira na tecnologia 64bits porisso a nomenclatura. seu primeiro processador 64bits compatível com o Windows foi o Athlon 64
MARIOANDRADE 22/04/2016 21:39:18
#461274
Citação:

:
Olá, sou usuário de Ubuntu a tempos...

Cara vc estava certo em achar que o Wine emula o ambiente windows pra rodas seua aplicativos, e é isso mesmo que ele faz, em suas configurações vc pré determina qual sistema vc quer emular e ele o faz, mas muito precário, se precisar de uma aplicação com acesso a banco de dados por exemplo, esqueça, pois vc não consegue instalar nada nesse ambiente emulado, apenas usar configurações que ele dispõe nativamente...

Sim AMD foi pioneira na tecnologia 64bits porisso a nomenclatura. seu primeiro processador 64bits compatível com o Windows foi o Athlon 64



Na verdade eu usava maquina virtual mesmo, eu não sentia muita segurança no Wine, o problema mesmo era
você chegar no escritório com um monte de trabalho para fazer, telefone tocando, aluno entrando e o computador
não iniciar....
Não vi outra alternativa a não ser abandonar o sistema, talvez tenha sido algo que aconteceu só comigo, nunca vi
outras pessoas relatando isso.
MOUSER 23/04/2016 08:26:30
#461278
Citação:


Em resumo não estou postando nada que tenha a ver com o que você está comentando mas
queria compartilhar minha opinião sobre esse excelente sistema.



A ideia da criação do tópico é mais essa mesmo, só não coloquei off pois queria chamar a atenção aos usuarios. Conforme a manifestação de alguns ir mostrando o meu lado também. Em relação a esse bug, creio que eles corrigiram nesta ultima versão 16. Vou fazer os testes com amigos, em particular se quiser que envie uma cópia em CD a voce Mario, seria um prazer. (Na verdade vai ser em DVD pois a ISO tem 1,4 gb rsrs).

Citação:

Olá, sou usuário de Ubuntu a tempos...



FABAO, Obrigado por me auxiliar e me ajudar a entender melhor algumas ferramentas, fico feliz ao saber que tenho amigos que usam o Linux, pois agora sei quem pode me socorrer em algumas situações.


Citação:

talvez tenha sido algo que aconteceu só comigo, nunca vi
outras pessoas relatando isso.



Professor, talvez a dica que eu de a você possa ser útil, não sei se atenderá a sua expectativa mas se você substituir a maquina virtual para rodar um sistema dentro do outro, usar dual-boot para rodar dois sistemas na mesma maquina?
Talvez se nós dois estudarmos sobre isso, conseguimos algum resultado mais satisfatório.
SINCLAIR 23/04/2016 08:55:47
#461279
Colega MARIOANDRADE,

Eu sempre usei Ubuntu, desde a versão 8.04, atualmente uso a 14.04.

Nunca tive problemas com Ubuntu. Ao contrário, em uma máquina com Dual Boot (Windows 7 e Ubuntu 12), o Windows 7 pifou de uma forma que não tinha mais jeito. E um documento da noite anterior estava ali, no Windows 7. Poderia refazer, mais levaria um dia todo. Ubuntu conseguiu acessar o Windows, que por sua vez não acessava a si mesmo, e recuperei o documento.

Claro, todos os sistema são passíveis de falha, mas não tão intensas como as que sofreste. Talvez convenha avaliar se algum outro fator não estava prejudicando o Ubuntu.

Tudo de bom.
MARIOANDRADE 23/04/2016 11:57:31
#461285
Amigo Mouser,
Agradeço pelo envio do DVD mas não é necessário, eu gostava de receber
da própria Canonical pois eram CD's muito bonitos, com estampa e tudo mais.
Quanto a estudarmos Linux juntos, bem, quem me dera tivesse tempo pra isso...

amigo Sinclair,
Realmente o que passei com o Ubuntu foi uma tremenda falta de sorte, infelizmente
eu não tenho mais um computador que não esteja vinculado a empresa, sendo
assim o Ubuntu para mim está descartado mas ainda assim recomendo a todos que posso.

Ah, Mouser, já ia esquecendo, cria uma conta lá no Viva o Linux, eu aprendi muita coisa
com a galera de lá.
Um pessoal sempre pronto para ajudar assim como a gente aqui no VBmania,,,,
MOUSER 23/04/2016 19:27:58
#461296
Galera, eu to mal das vistas ou Linux e MAC podem usar ferramentas da Microsoft fornecidas pela propria Microsoft? Tipo, VB.NET (Visual Basic), C#, SQL entre outros! Veja o Print que acabei de tirar de uma das paginas e estarei postando a seguir o print da lista de linguagens que vão rodar em outra plataforma!
MOUSER 23/04/2016 19:30:14
#461297
Aqui é a lista de linguagens
Página 1 de 4 [31 registro(s)]
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas