VALE A PENA MIGRAR PARA NET

NILTON.VIANNA 22/03/2015 20:47:44
#445414

Tenho vários projetos em vb6 rodando, mais vi que esta com os dias contatos.
Já vi varias pessoas na net falando que o vb6 vai ficar muito tempo ainda e Bla Bla...
e quando sair o Windows 10 esqueça-se do VB6. ???

Na real vocês acham que vai parar ou não...
CLEVERTON 22/03/2015 21:01:54
#445415
Cara, windows 10 não é o grande problema.. ainda existem pessoas com windows XP, depois irão para o 7, 8 até chegar o 10

mas se vc for atualizar-se, lembra que hoje mobile está em em alta.
é bom ver direitinho pra vc não perder muito tempo aprendendo algo que já esteja com dias contados.

MESTRE 23/03/2015 07:12:27
#445420
Parar acho difícil mais também né pessoal vamos nos atualizar..

Eu fiz o processo inverso sai do NET pra ir pro Vb6 onde tem o ERP da empresa que trabalho, e vou falar pra voce
apanhei um pouco com questão da sintaxe ser diferente, acho que migrando pro .Net voce vai apanhar um pouco no começo
e depois se acostuma, más lembre-se .NET é Linguagem Orientada a Objetos , não saia programando em Vb.Net por ex
como se estivesse no Vb6..

A produtividade no .NET aumenta e muito, eu participo de um projeto na empresa que inicialmente deveria ser feito em Vb6, más
conversei com o diretor da empresa e consegui mudá-lo pra plataforma .NET e cara uma etapa do projeto que levei 7-8 meses
pra desenvolver em VB6 no .NET levei 3-4.. e muito mais superior ao que tinha feito em Vb6..

é questão de se dedicar, procurar e estudar.. e também ir atrás, pois o conhecimento não cai do céu..

Produtividade é com o .NET mesmo, depois procure ler um pouco sobre o NHibernate..
MARIOANDRADE 23/03/2015 09:25:01
#445421
Muitos acreditam que a Microsoft ainda oferecerá compatibilidade para o VB6 até
2025 pois eles ainda não sabem o que fazer
com a parte do VBA do Office que consiste na mesma estrutura do VB6.
O que posso sugerir pra você é o seguinte:
Se você tem tempo para estudar então corra atrás e aprenda outra linguagem,
só não esqueça que será um processo lento e cansativo.

No meu caso eu não me atrevo a sair do VB6 enquanto não vê-lo
morto , sepultado e enterrado!
KERPLUNK 23/03/2015 16:23:13
#445433
À considerar:

- Vivemos em um mundo(TI), que está em constante evolução. Absolutamente todos os dias, tem algo novo a ser aprendido. Os usuários e clientes, estão também acompanhando essa evolução e querem sempre o mais atual e mais prático possível para eles. Aplicações nos seus celulares e tablets, acesso por web, para total independência, integrações das suas aplicações com tudo que possa ser integrado, como e-mails, redes sociais e também seus respectivos clientes e fornecedores.
- Simplesmente é inegável que a internet é a solução para muitos problemas que nos deixam [Ô]amarrados[Ô], quando se utiliza uma plataforma exclusiva de um sistema operacional. Não entenda errado, estou falando que o que fazemos com VB6, vai rodar localmente em uma máquina windows, seja da versão que for. Ok, existem maneiras de se contornar isso, mas mesmo assim, a mobilidade é algo que não é o forte com VB6.
- Não vai haver updates para VB6, se a Microsoft manter, vai ser na filosofia de [Ô]It only runs[Ô]. Então você poderá ter novas funcionalidades no seu sistema, mas sempre limitado ao que já existe há algum tempo.
- Evoluir, DEVE ser uma tendência natural de quem trabalha com TI. Melhorar e se adaptar à novas tecnologias, técnicas e modelagens, não é uma questão opcional para um bom profissional de TI, mas sim um dever.
- Clientes são implacáveis. Se você não oferece o que ele quer, que geralmente é algo que ele viu em um sistema mais avançado, ele simplesmente vai migrar para o outro e você vai ficar a ver navios. VB6 está no mercado tem muito tempo, mas convenhamos que suas limitações são gritantes se comparado ao .NET

Concordo que a curva de aprendizado no .NET é muito maior que no VB6. Isso se deve principalmente dois motivos:
1 - Apesar de você saber os comandos, a sintaxe e entender mais ou menos como funciona, você com VB6 muito provavelmente não programa usando orientação à objeto. Então a primeira coisa que você vai tentar fazer é usar o .NET da mesma maneira que você usa o VB6. Já de cara você vai notar que é muito diferente, principalmente no que diz respeito ao uso de banco de dados. Isso não se deve ao fato de terem [Ô]complicado[Ô] essa função no .NET, mas sim, porque a maneira que se usa no VB6, é muito precária. O resultado disso é uma frustração instantânea. Coisas que você fazia em minutos com o VB6, cria form, coloca controles, faz funções no form para acessar dados, gravar, modificar, enfim, um form básico, usando a mesma mentalidade no .NET isso se torna um tormento, levando às vezes mais que o dobro pra fazer a mesma coisa e não ficando tão [Ô]bom[Ô] quanto seria no VB6. Pois é meu amigo, lamento informar, mas para se aproveitar todo o poder do .NET, você tem que aprender a pensar novamente. Esquecer como fazia no VB6 e reaprender usando o .NET. E esse é o problema, essa curva de aprendizado é lenta, principalmente para programadores que já estão muito habituados. Acredite, é mais fácil ensinar .NET para quem nunca programou do que para um programador experiente. Não porque o novato [Ô]tem a mente mais fresca[Ô], mas porque o mais experiente está com vícios que são muito difíceis de tirar e tem convicções que são difíceis de quebrar, mostrando que existe uma maneira muito melhor de ser feito, o que ele já faz há anos.
2 - A mudança de plataforma, não é só uma simples mudança de linguagem. Esse é um dos primeiros erros ao se deparar com .NET, você não está usando um VB7, você está usando uma plataforma completa com muitos recursos, não se trata apenas de sintaxe, de [Ô]comandinhos[Ô], isso é uma mudança de paradigma. A comparação mais comum, é de um carro carburado para um com injeção eletrônica, apesar de pessoalmente achar que não é suficiente para descrever a situação, seria mais algo como mudar de uma carroça puxada por cavalos para uma ferrari ultra moderna. O .NET foi projetado para ser muito mais versátil que o uso convencional de um programador VB6. Ele atende não só Windows forms, mas também é uma ferramenta poderosa para desenvolvimento de aplicações Web e aplicações realmente poderosas. E que está em constante evolução. Então essa curva de aprendizado, é constante, não existe um topo. Você vai ter que aprender coisas novas todos os dias. Infelizmente para isso, se deve sair da zona de conforto e meter a cara, estudar muito, todos os dias.

Então qual a vantagem de se migrar para .NET? Simplesmente acompanhar a evolução? A resposta é sim e não ao mesmo tempo. Não se trata apenas de uma simples atualização. Você vai estar abrindo a mente para um mundo novo, abrindo um leque de possibilidades quase que infinito, se comparado ao VB6. WebAPI, bibliotecas reutilizáveis, multiplicidade de linguagem, WebServices, enfim, muita, mas muita coisa mesmo. Sei que no começo, quando ainda não se conhece o que a plataforma tem à oferecer, esse [Ô]muita coisa[Ô], parece mais um ponto de interrogação do que uma resposta. Mas pode ter certeza, quando você ver, é como abrir uma janela e ver, um universo todo novo aparecendo na sua frente.
NILSONTRES 23/03/2015 16:34:44
#445434
Não é a questão de vb6 morrer ou não, mas sim se vc quer continuar a sofrer ou não, eu programei em vb6 por 9 anos, hoje a 4 anos no .net, me da arrepios só em pensar em ter que digitar linhas em vb6.
EPISCOPAL 23/03/2015 21:31:27
#445443
Qual linguagem seguir: C# ou VB? Dizem que vb vai sair do mapa a qualquer dia. Vale a pena migrar para o vb.net?

A maioria esta migrando para c#. como nao tenho tempo pra migrar, vou ficando com o bom e velho vb6 ...
EPISCOPAL 25/03/2015 01:48:41
#445463
KERPLUNK é um grande didata .......

Sempre deixando gente de cara virada ...... kkk ...
F001E 25/03/2015 08:39:29
#445465
....e ainda mais usando o NHibernate. Só o fato de não escrever INSERT INTO, SELECT * FROM, DELETE FROM e UPDATE SET esta sendo a minha alegria.....
GUIMORAES 25/03/2015 10:30:01
#445468
WOLFFIRE
Minha pequena experiência diz em aprender C#, mesmo tendo uma curva de aprendizado muito grande para o VB6.
Basicamente o C# tem muito mais conteúdo para pesquisa, até a própria microsoft disponibiliza conteúdos somente para C# .
A sintaxe do C# é muito parecida com JAVA, facilitando a compreensão desta linguagem.

Hoje se eu pudesse escolher em inciar um novo projeto, inciaria em C#, e não em vb.net, como fiz anos atrás, quando saí do VB6. Mais para compensar o tempo perdido, meus novos projetos são todos em C#, e os antigos, reescrevo para C#, utilizando todo o potencial da orientação a objetos, sendo que não era tão refinada no início dos meus projetos em vb.net.

KERPLUNK, parabéns, bela explanação. Sempre penso nesta situação, o sair da Zona de Conforto.

Se vale a pena sair do vb6 para o .net, sim vale, vale todo o esforço.
Abraços.
KERPLUNK 25/03/2015 17:56:37
#445485
Citação:

:
Qual linguagem seguir: C# ou VB? Dizem que vb vai sair do mapa a qualquer dia. Vale a pena migrar para o vb.net?

A maioria esta migrando para c#. como nao tenho tempo pra migrar, vou ficando com o bom e velho vb6 ...


Aí é que está o erro. Como falei, migrar para .NET não é simplesmente adotar uma nova linguagem, mas sim uma mudança no núcleo do seu modo de programar. A sintaxe é o de menos, decorar comandinhos, não deve ser um problema para você, o mais importante é entender o que o comandinho faz. Com isso, você vai saber usar qualquer uma das linguagens oferecidas pelo .NET. Isso mesmo, existem dezenas delas: C#, VB.NET, J#, F#, C++, J++, COBOL, Perl, Eiffel, Python, Pascal, Mercury, Mondrian, Salford FTN95, Oberon, SmallTalk, Standar ML, enfim é uma lista bem grande. Você deve estar se perguntando, [Ô]Como assim? Vou ter que aprender tudo isso?[Ô]. Claro que não! O que você deve entender é como o .NET funciona. Você programa em uma ou mais dessas linguagens(sim, em uma mesma Solution, posso ter projetos de várias linguagens). Ao compilar, o compilador da respectiva linguagem usada(VB.NET, C#...), traduz esse código para uma outra linguagem chamada Intermediate Language, ou para os íntimos simplesmente IL ou MSIL. À partir dessa compilação para IL, o objeto compilado passa pelo compilador JIT(Just-In-Time) onde finalmente é compilado para código de máquina(o EXE ou aplicação correspondente) para por fim estar executável. Como na imagem abaixo:


Por isso, enfatizei bem que não se trata de [Ô]decorar comandinhos de uma nova linguagem[Ô], mas sim uma mudança de paradigma bem mais profunda, e é isso que tem uma curva de aprendizado lenta. Se você ainda está preso ao paradigma de linguagem, saiba que você está muito, mas muito atrasado quando se fala em tecnologia. Desculpe a franqueza, mas é a verdade. Estou sempre disposto à ajudar, basta perguntar que com muito prazer eu até faço exemplos de como tudo isso pode ser usado. Mas o esforço de aprender e o tempo para isso é com você.
Página 1 de 3 [21 registro(s)]
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas