[OFF] E AGORA O QUE FAREMOS ?

DS2T 28/03/2016 23:02:38
#460045
Umas 4 horas atrás, eu tinha escrito um super texto aqui. Eu apaguei tudo e decidi não falar nada... Mas fiquei pensando, pensando...

Tenho 24 anos...Só tenho algo a falar... O mundo não é justo, você pode fazer o seu melhor... talvez nada dê certo. Todos nós deveríamos fazer como nosso amigo Sinclair, e mensurar nossa vida profissional pelo nosso conhecimento, nossa felicidade de fazer as coisas. Se for basear em dinheiro, você fica louco.

Como você acha que me sentia vendo calouros de 18 anos na faculdade com Frontier novinha comprada pelo papai e eu mofando 2 horas no ponto de ônibus? E tipo, nem julgo os caras, se minha família não fosse pobre, eu não teria problema nenhum em ter uma carro também hehehe

Cara, a vida não é justa, nunca vai ser. Você pode tentar viver uma vida se comparado as outras pessoas, ou pode apenas olhar pra você mesmo. Só te digo uma coisa: Mesmo que um dia tenha sucesso e seja rico, a comparação também não é justa. Cada um na vida, teve oportunidades que outros não tiveram. E obviamente, existem milhares de pessoas que são ótimas e não tiveram oportunidade de estudar ou ter um trabalho na área.

Querer se comparar com o playboy que podia viajar desde pequeno para o exterior, tem fluência em 3 idiomas, não precisa se preocupar com dinheiro por causa da família, que estudou nas melhores escolas e universidades do país, que fez intercâmbio, que fez vários cursos e tem muitos certificados, que tem contato (porque rico sempre conhece rico) ... Isso é tortura com você mesmo.

O mercado de trabalho atingiu todas as áreas, alguns tiveram sorte e estão trabalhando.. outros estão batalhando pra conseguir um emprego. Ser ambicioso é bom, mas tenha consciência das limitações impostas pelo mercado de trabalho e por você mesmo. Nessas horas, infelizmente é preciso deixar os sonhos de lado e trabalhar com que a realidade nos deu. é frustrante? Inegável. Mas vamos fazer o que?!

Nos últimos tempos eu deixei de me importar com muitas coisas... beirando a depressão, na verdade...
Seja como for, se você quiser dinheiro e estabilidade no Brasil, existem dois caminhos: Medicina ou Concurso Público, sendo que não estou muito certo se isso durará muito tempo, fora a concorrência que só aumenta a cada ano.

Se pra TI vocês acham que está ruim, precisam ver o setor industrial do Brasil... Muitos amigos engenheiros, se formaram pra trabalhar como operador. O cara que trabalhava na biblioteca da faculdade era formado em CC. Até arrumar trampo, to vivendo de freelancer (e olha que eu não sou tão ruim não hahaha) Então, vamos fazer o que?! é assim que as coisas funcionam, tem hora que você tem que aceitar e seguir o fluxo.

Só enviei essa mensagem, porque a uns meses atrás, passei exatamente pelo que você tá passando, temos quase a mesma idade. E comecei a me questionar o que vale a pena, por que tanta injustiça, por que faltam oportunidades, por que existem pessoas com menos capacitação e estão melhores do que eu? Etc. Carma? Aleatoriedade? Alguma entidade sobrenatural? Enfim, perdi muitas horas, que eu poderia estar procurando emprego ou fazendo código, simplesmente pensando nessas coisas pra chegar a lugar nenhum.

Sugiro que pare de pensar nisso, faça projetos para você também... talvez um dia dê certo. Pesquise coisas que ninguém mais pesquise, estude coisas que ninguém mais estude... assim fica mais fácil montar um diferencial. Muitos me acham maluco por estudar inteligência artificial, processamento de imagens, simulação de engenharia, métodos númericos, etc... Mas se eu estudar apenas o que todo mundo estuda, provavelmente terei o que todo mundo tem (ou menos, pois sou azarado demais).

Abraços!
Boa sorte na vida!
MESTRE 29/03/2016 07:24:50
#460047
Citação:

:
Legal o topico, não tinha lido ainda ando meio sumido do vbmania e com essa crise to nem trabalhando na area :/

concordo em vários pontos que todos citaram ( sim li um por um ) um que me chamou muita atenção foi o do SINCLAIR

onde ele diz :
[Ô]Havia uma crise naquela época, só não tão forte como esta, atualmente.[Ô]
...


Concordo com tudo que disse, até hoje TI não exige qualificação, não é regulamentado.. más será até que ponto os foru-eiros estão errados? ja vi exemplo de pessoas formadas que não sabem NADA que não buscam NADA que saem com o conhecimento da faculdade e não saem daquilo naquela bolha achando que [Ô]á estou formado e ja aprendi algumas coisinhas legais não preciso melhorar em nada, já tenho diploma[Ô] pelo menos os foru-eiros (alguns poucos né) buscam se atualizar, aprender o que não sabem e tem humildade, trocam experiências.. Acho que assim como você é medico precisa cursar medicina e ter um CRM pra trabalhar com TI precisaria ser formado também..Sobre no google ter tudo não acho ruim não, acho que isso alavancou e muito a programação no BR, hoje quem quer consegue desenvolver um sistema mundial seguindo padrões, muitos brasileiros estão indo trabalhar na gringa graças ao google pq aqui no BR padrão de projeto? poucos seguem.. então nessa época foi a época de ouro de TI, o profissional tinha seu trabalho SUPER valorizado, até anos 2008 pessoas na nossa idade de 24 anos ja ganhavam super salários de 5.000~6.000 sem muito esforço, hoje ganhamos 1.5,2.5,3.5 no maximo e se dedicando muito mais, as verdadeiras [Ô]piranhas[Ô] do mercado são culpadas por prostituir.. A vida não se resume a salário más eu fico muito chateado em ver uma pessoa por ex pedreiro, que possui um trabalho mecânico ou seja todo dia a mesma coisa, tipo charles chaplin todo dia aperta o parafuso do mesmo jeito ganhando salário digno e nós do TI que todo dia é uma batalha e varios desafios diversas vezes diferentes ganharmos um salário péssimo.. não é preconceito com a profissão deles muito menos menosprezando pq não tiveram estudo más garanto que tem muito pedreiro ganhando muito mais que muito Engenheiro Civil por aí..
MESTRE 29/03/2016 08:02:03
#460049
Citação:

Sugiro que pare de pensar nisso, faça projetos para você também... talvez um dia dê certo. Pesquise coisas que ninguém mais pesquise, estude coisas que ninguém mais estude... assim fica mais fácil montar um diferencial. Muitos me acham maluco por estudar inteligência artificial, processamento de imagens, simulação de engenharia, métodos númericos, etc... Mas se eu estudar apenas o que todo mundo estuda, provavelmente terei o que todo mundo tem (ou menos, pois sou azarado demais).


A questão é a injustiça más também a desvalorização, pelo menos aqui em SP oportunidades não faltam, o que falta são oportunidades JUSTAS, DBA Oracle ganhando 4k, com os descontos vai pra 3 e pouco com especificações que arrepiam até os Sêniors.. a área de TI ta complicada demais, oportunistas demais.. enquanto um advogado é 30% malandro, não importa se sua ação foi 500,00 ou 5 milhões é 30% sem choro nem vela.. isso é culpa desses nerd malucos também que tem na cabeça, vejo vários na minha faculdade tem vários tipinho desse que não quer constituir família, conquistar nada, amam de paixão um onibus e metrô e quer ter dinheiro só pro Minecraft e pro energético final de semana, não almeja nada maior na vida e é CAMPEÃO em puxar o mercado de TI ladeira a baixo, o funcionário do MÊS que faz sistema a preço de banana e os grandes malandros se aproveitam disso e só sugam até o máximo, [Ô]o cara ganha 1.200 R$ e desenvolve sistemas, baratinho, vamos pegar esse sistema e vender por 10.000 R$ + manutenção de 1.000 R$ mensais[Ô] ai você ve que encima ao topo tem vários administradores oportunistas gerenciando software houses.. O cara nem TI faz, não sabe de nada más é PERITO em pagar um salário baixo e tornar esse baixo investimento num lucro tremendo..
KURTGU 29/03/2016 08:26:02
#460052
Eu estudei muito para passar no concurso pois antes estava trabalhando em empresas e so me lascava ou falia ou não prestava, estou no 4 ano da faculdade de Ciencias da Computação, e trabalhando na prefeitura, e trabalhando em casa. Por isso eu digo corra atrás uma hora vai melhorar, só não sabemos quando e quando melhorar quem estiver apto e capacitado, vai que vai kkkkk Abraços e ANIMO CARA Se ta com 24 anos somente...
MESTRE 29/03/2016 08:31:03
#460054
Citação:

:
Eu estudei muito para passar no concurso pois antes estava trabalhando em empresas e so me lascava ou falia ou não prestava, estou no 4 ano da faculdade de Ciencias da Computação, e trabalhando na prefeitura, e trabalhando em casa. Por isso eu digo corra atrás uma hora vai melhorar, só não sabemos quando e quando melhorar quem estiver apto e capacitado, vai que vai kkkkk Abraços e ANIMO CARA Se ta com 24 anos somente...


Acho que só fazendo igual você estudando pra concurso mesmo pq olha ta difícil hahaha... 23 anos somente, 24 só daqui 6 meses kkkk.. mas tenho alguns projetos
vamos ver o que q rola dai..
XLEGENDARY 29/03/2016 09:00:42
#460055
Mestre, é perfeitamente normal na sua idade ocorrer esse tipo de coisa, e eu acho saudavel isso pra vc.
explico porque:

é melhor ter duvida de qual área seguir ou continuar aos 23 anos do que aos 40 por exemplo ^^

Sobre a questão do google ter tudo eu não quis dizer que é ruim, pelo contrário é ótimo. E sobre os [Ô]forum-eiros[Ô] leia-se Copião e colão rs


A área de TI está longe de regulamentar, na verdade nem tenho muito esperança nisso pois encareceria mão de obra aos montes e as empresas seriam as primeiras a abrir o bocão contra. Há quem diga que regulamentar pode tirar do mercado monte de feras na programação que nao tem nivel superior, meu irmão se o cara trabalha a anos com isso e é bom, o que custa fazer ao menos uma graduação ?

Sobre concurso que o KURTGU disse

em época de recessão costuma-se fazer concursos para [Ô]arrecadar[Ô] dinheiro, fiquem atentos a isso. Outra coisa que tem acontecido muito em alguns estados mais conhecidos no pais é a falta de verba pra pagamento aos servidores. SP,RJ,CE e MT tem acontecido muito isso. Concursos em TI são poucos, também são concorridos e você provavelmente irá passar o resto da vida fazendo a mesma coisa. Mas concurso continua sendo a melhor opção



XLEGENDARY 29/03/2016 09:02:51
#460057
ps: a vida não se resume a salario, mas quem é que vive sem ele?

Parece frase de caminhão hauhauahauhauhau
MESTRE 29/03/2016 09:13:41
#460058
Entao nunca tive duvida quanto a área de TI, fiz tecnico em informática (aprendi desenvolvimento .net, pouca coisa de redes) muito focado em desenvolvimento
e desde que comecei a fazer me apaixonei, antes mesmo de fazer técnico já me aventurava no visual studio 2005~2008 com aqueles tipo de programinhas [Ô]if txtlogin.text = [Ô]admin[Ô] and txtsenha.text = [Ô]123[Ô] then form2.show kkkkk e tentava fazer trainers de jogos que antes a galera usava o famoso Cheat Engine e o trainer era so clica num checkbox para ativar o hack/trapaça do jogo.. (isso com 14~15 anos) kkk

Citação:

:
ps: a vida não se resume a salario, mas quem é que vive sem ele?

Parece frase de caminhão hauhauahauhauhau


Então verdade kkkkkkk..

  A área de TI está longe de regulamentar, na verdade nem tenho muito esperança nisso pois encareceria mão de obra aos montes e as empresas seriam as primeiras a abrir o bocão contra. Há quem diga que regulamentar pode tirar do mercado monte de feras na programação que nao tem nivel superior, meu irmão se o cara trabalha a anos com isso e é bom, o que custa fazer ao menos uma graduação ? 

Penso da mesma forma..
ACCIOLLY 29/03/2016 09:34:40
#460060
Citação:

Dinheiro não traz felicidade. Mas nos leva até ela! E de limozine heim!


E começando com essa frase engraçada, não posso deixar de me manifestar aqui também! rsrsrs. Existe uma coisa em que todos nós concordamos, que é a regulamentação da nossa categoria não é mesmo!? Pois bem, o que será que está ao nosso alcance para fazermos isso? O que falta para colocar essa carroagem pra andar? Quais atitudes devemos tomar? Nós como atuantes da área temos que sentir orgulho do que somos independente de nossos salários e conquistar nossos direitos!
Por isso quero perguntar-lhes, para os mais entendidos, em que pé que anda a regulamentação de nossa categoria, e se está meio parado qual atitude devemos tomar? Abaixo assinado? Manifestações? Sei lá gente! Vamos correr atrás e mostrar pra todos que nossa classe também tem voz!
WEBMASTER 29/03/2016 11:07:23
#460072
Citação:

:
Mestre,
Eu vivi a década de 70/80/meados de 90, o que acontece hoje não chega nem ao pés da miséria e caos econômico que foi aquilo, mas sobrevivemos, um salario igual ao seu para pessoas com ou sem formação era algo maravilhoso, não sei a sua idade, me parece que tem menos de 30, vc ainda é uma criança.
Só um conselho posso te dar na minha humilde experiencia de vida, não deixe o pensamento de crise te atrapalhar, pense positivo, a crise na sua vida quem faz é você, pode mil cair ao seu lado, mas você pode nem sentir se tocar em frente com otimismo.
Eu era vendedor de loja e Taxista de frota ainda, hoje, não sou rico, mas vivo razoavelmente bem e tenho quase tudo que preciso, se me abatesse naquela época, hoje nem sei o que seria de min.
Animo rapaz.



Falou tudo...a unica diferenca dessa vez e que a Internet ajuda (e/ou atrapalha) nos dias de hoje
Página 4 de 6 [57 registro(s)]
Faça seu login para responder