VB-6 NO MS-DOS

OCELOT 06/11/2013 17:54:58
#430817
Eu estou dando risada do que leio aqui.

O seu próprio exemplo não funciona, e nunca vai funcionar, pois ele é um programa para Windows. Você não parece saber a diferença entre o MS-DOS e o Console do Windows, quem dera saber a diferença entre um executável do DOS e um do Windows.

Como eu já disse antes, eu não preciso do seu código, e cada vez mais eu tenho a certeza de que ele não funciona como você diz.

Depois de sua primeira resposta eu disse que provavelmente não funcionaria pois eu não sabia ao certo o que você estava fazendo, me parecia meio sem lógica o VB6 puro gerar um executável para o DOS, mas como eu não trabalho com VB6 a muito tempo não quis dar certeza pois vai que existia algo que eu não conhecia, porém este não parece ser o caso, o caso é que você basicamente criou um programa que usa o Console do Windows e está achando que isso é DOS.

Não sei se você sabe disso, mas o formato binário de um executável do DOS é diferente do do Windows, e o executável do Windows inclui em seu cabeçalho um programa para o DOS que informa o usuário que este programa não pode rodar no DOS. Aliás, o simples fato de não poder remover a referência da DLL MSVBVM60.DLL já indica que o programa não roda no DOS, afinal DLLs são coisas do Windows, elas não existiam na época do DOS, e como provavelmente em seu programa você deve fazer chamadas a outras bibliotecas do Windows isso deve dar uma indicação de para qual sistema operacional é o programa.

Só que você ainda insiste em falar que seu programa roda no DOS, porém sem nenhum fato que comprove isso. Eu não sei pra você, mas eu não acredito em qualquer coisa que os outros falam, principalmente se eles não conseguem provar o ponto delas, e ainda por cima quando todas as evidências apontam o contrário.

E você reclama da forma como eu respondo, mas não percebe o que você mesmo diz, depois de você postar o seu exemplo eu simplesmente respondi que ele não é um programa para DOS e não roda no DOS, pois eu testei ele no DOS, o que você provavelmente não fez, então leia sua resposta e diga o que esperaria depois dela? Pra mim sua resposta foi no mínimo sarcástica e não adicionou nada ao tópico, tudo bem que eu depois fui um pouco sarcástico também mas não pude evitar, afinal me parecia que você queria se mostrar como sendo superior aos outros por dizer fazer algo que tudo indica que você não pode fazer.

SINCLAIR 06/11/2013 18:37:43
#430819
Shell do windows é 32 bits. MS-DOS é 16 bits.

Shell do Windows não é MS-DOS.

Shell do Windows é apenas uma forma de [Ô]descer[Ô] ao nível que execute por comandos PROGRAMAS DO WINDOWS (como o próprio explorer.exe, que funciona via prompt do Windows, mas copiando para o MS-DOS nunca executaria).

Creio que o AJSO não teve má intensão, mas confundiu seriamente MS-DOS e prompt do Windows.

Tudo de bom a todos.
AJSO 06/11/2013 21:27:20
#430822
Serio mesmo Prompt de comando não é MS-DOS
[txt-color=#e80000] Prompt de comando não é MS-DOS [/txt-color]

COMMAND.COM SHELL e comandos echo ou dir .* não são interpretados em plataforma 16 bits.....

Citação:

Creio que o AJSO não teve má intensão, mas confundiu seriamente MS-DOS e prompt do Windows.



vou levar essa para nosso debate na Microsoft............ fica cada vez mais interessante mesmo.......

é meio desestimulante (ainda bem que programador não responde a um conselho pois teria suas atividades suspensa no primeiro dia).

Shell = interação entre interface de usuário para o acesso serviços do kernel no sistema............ qualquer um........... nativo do UNIX..........


Shell....... no caso a raiz do command.com (para MS-DOS e/ou Windows) talvez isso é um pouco antigo para alguns.

Isso gera muita confusão:
cmd.exe - (OS/2, Windows NT ou superior)
command.com - (MS-DOS, Windows 95 - Windows XP)

Não necessariamente o KERNEL32................ não é só ele........ abstrai isso...........

coloca isso em um Sub Main() ou em um Form (load) e executa............. depois abre o cmd.exe e executa este mesmo comando.............. coloca na linha de comando do COMMAND.COM do MS-DOS e executa e analisa o resultado.........


Dim oShell
Set oShell = CreateObject([Ô]WScript.Shell[Ô])
oShell.run [Ô]cmd /K CD C:\ & Dir[Ô]
Set oShell = Nothing

Executa este comando dentro do VB 6 VB 5 VB 4, Dentro do Prompt de Comando (Cmd.exe) OS/2 Warp.... e vai reparar que é exatamente o comando nativo do MS-DOS 6.0 até 7.10.................. tem outras formas em versões inferiores 5.0 4.0 ate 2.0............

E não é comandos executado ou interpretados em Windows ou MS-DOS ou melhor Prompt de Comando?


Remover um Referência no Visual Basic 6.0 é um teste para estagiário, e tem algumas pessoas que não consegue entender como faz isso..............

Citação:

Eu estou dando risada do que leio aqui.

O seu próprio exemplo não funciona, e nunca vai funcionar, pois ele é um programa para Windows. Você não parece saber a diferença entre o MS-DOS e o Console do Windows, quem dera saber a diferença entre um executável do DOS e um do Windows.




concordo mesmo estamos rindo muito............. vou falar novamente para de copiar e colar código faz um [ô]cursinho[ô] básico e vai aprender primeiro a diagramar para depois programar..............esquece o papo de certificação tá muito longe o nível exigido...............


Boa sorte mesmo.....

OCELOT 07/11/2013 09:00:10
#430830
Não sei se você sabe, mas MS-DOS é um outro sistema operacional que veio antes do Windows existir, com sua última versão vendida separada do Windows foi a 6.22, depois disso teve algumas outras versões que foram incluídas no Windows, mas que já não é mais o caso hoje em dia.

Então faça o seguinte AJSO, instale o MS-DOS 6.22 em uma máquina virtual, sem Windows nenhum nela e faça seu programa rodar.

Se for difícil de conseguir o DOS, tente instalar o Windows 95 ou 98, então saia do Windows, mande reiniciar no modo DOS, faz muito tempo que não use esses Windows então não lembro exatamente como fazia isso mas deve ser pela opção de desligar do Windows, e então tente rodar seu programa e veja o que acontece. Se não conseguir um destes Windows mas se tiver um XP formate um disquete com a opção de criar disco de boot, ele vai colocar uma versão básica do DOS nele, de boot por este disquete e tente rodar seu programa.

Você poderia tentar até mesmo com o DOSBox, uma máquina virtual que já inclui o DOS.

Mas já vou adiantando, seu programa não vai rodar, pois ele é um programa de 32 bits para Windows, que só roda dentro do Windows.

AJSO 07/11/2013 10:23:30
#430833

Não vamos nos prolongar nisso....................

Citação:

Não sei se você sabe, mas MS-DOS é um outro sistema operacional que veio antes do Windows existir, com sua última versão vendida separada do Windows foi a 6.22, depois disso teve algumas outras versões que foram incluídas no Windows, mas que já não é mais o caso hoje em dia.

Então faça o seguinte AJSO, instale o MS-DOS 6.22 em uma máquina virtual, sem Windows nenhum nela e faça seu programa rodar.




Falta de conhecimento básico.............................

Para carregar o Window é necessário que o DOS carregue....................... alguns arquivos e assim que o Windows possa ser utilizado pelo [ô]usuario[ô]...............

Já estou entendendo seu conhecimento sobre programação..............
Não sei seu grau de instrução sobre S.O.

microsoft.com.br vai encontrar literaturas fáceis de entender sobre?............. COMMAND.COM

Talvez possa ajudar a entender o uso e o SHELL de cada um deles..........(DR-DOS, FreeDOS, MS-DOS, Novell-DOS, OpenDOS, PC-DOS, PTS-DOS, ROM-DOS, 86-DOS, Microsoft Windows (Windows 95 - Windows 7))



Concordo com gênero numero e grau........ que para alguns isso é [ô]impossível[ô], [ô]inalcançável[ô]...........
Citação:

Mas já vou adiantando, seu programa não vai rodar, pois ele é um programa de 32 bits para Windows, que só roda dentro do Windows.



COMMAND.COM é MS-DOS...........

Não conseguir remover ou desmarcar as referências que o Visual Basic utilizar...................seria necessário boas literaturas sobre o assunto e certificações nas ferramentas..........................estudar um pouquinho..... [ô]sem colar[ô] apenas estudar......

Caso queira saber qual a versão do[ô] MS-DOS[ô] que em qualquer Windows 16, 32 ou 64 instalado tem digite esse comando no PROMPT DE COMANDO
Desktop ou Server..............

C:/ver

[Ô]Ver[Ô] = [ô]Exibe o número da versão do MS-DOS.[Ô] desde o Windows 3.10 ate os atuais Windows 8 x86 x64.........


Olha isso vamos utilizar para melhorar o treinamento.....................[ô]googleando[ô]........
Citação:

Não sei se você sabe, mas MS-DOS é um outro sistema operacional que veio antes do Windows existir, com sua última versão vendida separada do Windows foi a 6.22, depois disso teve algumas outras versões que foram incluídas no Windows, mas que já não é mais o caso hoje em dia.



Essa será tema de discussão....................... conhecimento comercial sobre o produto..........sem comentários....... (MS-DOS foi até a versão 8.0)..............................usuário domestico...

Bancos, empresas multinacionais, organizações (entre elas as militares) continuaram a adquirir as novas versões.......

(ÁREA COMERCIAL DE PRODUTOS MICROSOFT.......... APENAS UM CERTIFICAÇÃO E OS TREIAMENTOS PODERÃO AJUDAR NESSA ÁREA PARA PARAR DE FALAR ESSAS COISAS.........................)

é isso que acontece quando se copia código e não estuda o que ele faz...............

Entendo agora porque algumas empresas estão exigindo comprovação de conhecimento.................... uma boa parte fica revoltado porque não são contratados............................
Muito parecido com a certificação............... de cada 10 provas 4 atinge notas mínimas.........................
Se programação exigir formação superior, certificação na área e associação a um conselho.............. vai ser uma [ô]limpar[ô]

Boa sorte mesmo......
OCELOT 07/11/2013 11:24:53
#430839
E cada vez você fala mais besteira....

Sim MS-DOS foi até a versão 8, porém só foi vendido como um produto a parte até versão 6.22, verifique seus fatos antes de querer falar algo. Qualquer outra versão, seja DR-DOS, FreeDOS entre outras não cabe ao assunto já que não é da Microsoft, e nós estávamos falando especificamente do MS-DOS, produto da Microsoft.

Windows não precisa do DOS para carregar a muito tempo. Você precisa mesmo se atualizar, apenas o que era chamado antigamente de Windows 9x, que seria Windows 95, 98 e ME carregavam o DOS como parte do sistema operacional, toda a família NT não depende do DOS, isso inclui Windows 2000, XP, Vista, 7, 8, entre outros. Infelizmente muita gente ainda acredita que eles precisam do DOS.

Se você pesquisar só um pouquinho na internet você encontra essas informações.

E você ainda quer insistir no shell chamando ele de DOS, DOS é o sistema operacional, shell é a interface do usuário, que no DOS é o COMMAND.COM, que permite o usuário enviar comandos e receber respostas do sistema operacional. No Windows você tem o cmd.exe, que é um programa de 32 ou 64 bits para Windows (repito, isso não é DOS) que cria uma interface para executar comandos similar a do DOS, inclusive ele usa os mesmos comandos que se usava no DOS (dir, cd, del, etc) simplesmente por ser algo que as pessoas já estão familiarizadas.

E [Ô]ver[Ô] não mostra a versão do DOS a menos que você esteja no DOS, o que ele mostra é a versão do sistema operacional, você deveria ter pelo menos testado isso antes de falar, no XP SP3 por exemplo ele mostra o texto [Ô]Microsoft Windows XP [versão 5.1.2600][Ô], no Windows 8 ele mostra [Ô]Microsoft Windows [versão 6.2.9200][Ô]


E você ainda não tentou rodar seu programa no DOS pelo jeito, afinal parece que você se acha tão superior aos outros que não deve nem precisar tentar, mas de qualquer forma ele não vai rodar mesmo.
AJSO 07/11/2013 12:26:50
#430844

isso que dá ficar copiando e colando código

Citação:

vendido como um produto a parte até versão 6.22



falar o que..........

Isso mesmo ver não é um comando MS-DOS............


Citação:

E você ainda não tentou rodar seu programa no DOS pelo jeito



Isso você vai ficar sem saber ou conhecer mesmo......... como diria uma pessoa no passado [Ô]só não vou entregar a vc esse código porque vc não sabe ler mesmo.[Ô]

que falta faz um formação qualquer............
Citação:

E você ainda quer insistir no shell chamando ele de DOS, DOS é o sistema operacional, shell é a interface do usuário, que no DOS é o COMMAND.COM, que permite o usuário enviar comandos e receber respostas do sistema operacional. No Windows você tem o cmd.exe, que é um programa de 32 ou 64 bits para Windows (repito, isso não é DOS) que cria uma interface para executar comandos similar a do DOS, inclusive ele usa os mesmos comandos que se usava no DOS (dir, cd, del, etc) simplesmente por ser algo que as pessoas já estão familiarizadas.



Entendo agora por que foi reprovado..........................

Boa Sorte mesmo.........
OCELOT 07/11/2013 13:15:32
#430845
Realmente é difícil argumentar com uma pessoa ignorante, mas é fácil perceber que ela não entende o que fala quando começa a não ter mais argumentos e então começa a falar coisas sem nexo e fora de contexto, alguém com a mente tão fechada que acha que tudo o que ele sabe é o correto, quando na verdade não sabe nem mesmo o que é um sistema operacional e como ele funciona...
AJSO 09/11/2013 21:09:02
#430948
Aos colegas que solicitaram por e-mail

Fico a disposição para fazer novamente a configuração por Acesso Remoto..........

Como disse não é possível utilizar máquina virtual para configurar o Visual basic 6

Um computador pequeno que possa rodar o XP e o Visual Studio 6........... ou só o VB 6.0..................

Sei que é frustrante a quantidade recursos e a eliminação dos recursos do VB e ficando apenas com a geração de script

Caso precisem de fazermos novamente a configuração do VB peço que por conta do tempo necessário para cada máquina possamos fazer em apenas um e acompanhar por conferência...............

Novamente SO para configuração

Window XP Spk 3 (somente x86)
Visual studio 6.0 e atualizações do VB ........ tenho um pacote contendo todas as necessárias......
Sem Office.............. facilita a remoção dos objetos

Podemos marcar novamente mas um horário em que todos possam.........

Para aqueles que se decepcionaram com a quantidade mínima de comando possíveis tenho alguns do velho [ô]Qbasic[ô] que pode ser utilizado.. entre outros..............



Boa sorte a todos
SINCLAIR 11/11/2013 10:23:38
#430961
Prezado AJSO,

Para sermos todos mais diretos, tenho uma máquina 386 SX 33 (uma relíquia que guardo com carinho).

Nela tem o MS-DOS 6.22 e Windows 3.11 for Workgroups.

Seu aplicativo vai rodar no computador citado?
Página 4 de 6 [52 registro(s)]
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas