VB-6 NO MS-DOS

AJSO 11/11/2013 12:19:03
#430969
Caro ZEUZEBIO3
O DOS já esta em qualquer computador.................

Não tenho certeza mas (máquina 386 SX 33) não acho que possa rodar o Windows XP..................................

Este exemplo que coloquei só funciona no Prompt de comando para realizar o GET e SET de comando MS-DOS.........

Para fazer o executável ou dll para uso da plataforma MS-DOS é necessário realizar a configuração de Seu Visual Basic....
Remoção das referências citadas anteriormente..................
Para configuração do Visual Basic
Windows XP Spk3
Pacote Visual studio 6
Não há necessidade do pacote MSDN

Para aqueles que tem o OFFICE instalado junto terá que desabilitar as referências de uso da Application do Office.....



Talvez não consiga instalar o Windows XP nela.................
Citação:

Para sermos todos mais diretos, tenho uma máquina 386 SX 33 (uma relíquia que guardo com carinho).



A remoção das referências deve se basear no conceito de objetos e controles em uso pelo Visual Basic.
APIs do Windows
APIs de programas instalados
etc...
Não é uma ciência exata ([ô]num acho que com 5 minutinhos é possível desabilitar..........[ô])

Como fizemos semana passada foram mais de 45 minutos reiniciando e desabilitando recursos de uso comum do visual basic..
maquina apenas com XP e o Visual Basic.......

Boa sorte
SINCLAIR 11/11/2013 14:42:10
#430980
Olá, AJSO...

Então, esta era a dúvida que perdurava desde o início: se funciona em máquina com MS-DOS sem qualquer windows.

No mais, o que restou é um debate sobre se o prompt do Windows é ou não um MS-DOS.

De qualquer forma está claro que precisaria de um Windows (como o XP) e não bastaria o MS-DOS apenas (que instalei pelos disquetes - acredite de 3 1/2 polegadas que ainda tenho no meu [Ô]museuzinho[Ô] particular).

Dúvidas retiradas, creio que podemos todos seguir a frente com nossos codes.

Tudo de bom.
ANDPAG 11/11/2013 14:46:34
#430981
Para usar vb em dos, ([Ô]não sei a necessidade real mas...[Ô]) não seria mais fácil baixar o visual basic para dos mesmo?

http://vetusware.com/download/Visual%20Basic%20for%20MS-DOS%201.0/?id=151

,, Abs a todos...
AJSO 11/11/2013 18:45:49
#430995

Caro ZEUZEBIO3

Para desenvolver em visual basic 6.0 é necessário o Windows 9x, Windows XP ou similar........

Citação:

De qualquer forma está claro que precisaria de um Windows (como o XP) e não bastaria o MS-DOS apenas (que instalei pelos disquetes - acredite de 3 1/2 polegadas que ainda tenho no meu [Ô]museuzinho[Ô] particular).

Dúvidas retiradas, creio que podemos todos seguir a frente com nossos codes.



Reconfigurando as referências como dito no início para gerar um executável ou dll para que possa utilizar em um ambiente MS-DOS ou Prompt de comando..........

A necessidade do Windows XP ou similar é para que possa instalar e executar o Visual Basic 6......................

Boa sorte
OCELOT 12/11/2013 08:37:18
#431010
Para desenvolver não faz diferença, o importante é se depois de compilado roda no DOS sem nenhum Windows instalado como o ZEUZEBIO3 falou, e a resposta para isso é não, pois o exe gerado é um PE de 32 bits, formato que apenas o Windows sabe executar.

E se só o Windows consegue executar acho que dá para tirar as conclusões por ai de para qual sistema operacional o programa é.
MARCELO.TREZE 12/11/2013 08:52:08
#431011
colega desculpe vou parecer arrogante, mas é o seguinte fazer o vb6 funcionar é o mesmo que tirar leite de pedra, você vai até conseguir fazer alguma coisinha bem simples, mas é o que você deseja? linguagem C, ou JAVA pode ser a melhor opção no seu caso, java com LINUX vai funcionar muito bem, C então nem se fala, infelizmente vb6 (visual basic) rs traduzindo [Ô]basicamente visual[Ô], a linguagem vb terá inúmeras barreiras e limitações sem a plataforma windows.

OCELOT 12/11/2013 10:51:17
#431018
MARCELO-TREZE, a dúvida do autor do tópico basicamente já foi sanada, ele mesmo já disse que usaria o GRUB4DOS para resolver o problema dele, que eu diria que um programa para DOS não resolveria já que ele precisava de um bootloader aparentemente.

O que ficou na discussão foi o AJSO dizendo que o Console do Windows e o DOS são a mesma coisa, e de que seria possível rodar um programa em VB6 no DOS.

E só por curiosidade, pesquisando aqui eu descobri que até existe um programa para DOS chamado [Ô]HX DOS Extender[Ô] que permite rodar programas de 32 bits em modo protegido no DOS, e ele até possui uma camada de compatibilidade com a API de Windows, permitindo que certos programas feitos para o Console do Windows rodem no DOS, seria tipo um Wine do Linux para o DOS, porém com muitas limitações e não funciona com programas feitos em VB6, pois a dependência do MSVBVM60.DLL, que tem como uma de suas dependências o USER32.DLL que não é suportado pelo [Ô]HX DOS Extender[Ô]
MARCELO.TREZE 12/11/2013 11:40:20
#431024
Isso mesmo, eu até dei minha opinião porque como o colega logo no inicio eu queria o mesmo que ele, que meu programa inicia-se antes do windows ou até mesmo no existir somente meu programa no PC, e já sabe né bati cabeça consegui alguma coisinha com muito, mas muiiiiito trabalho, então desisti, e adivinha o que eu fiz..........nada porque adoro o vb e num quis partir pra outra linguagem (desculpa de preguiçoso) mas a discussão é muito enriquecedora, pois só neste tópico conheci mas duas ferramentas que não conhecia.

RICOCARDOZO 13/11/2013 12:27:22
#431094
Haa velho VB , por isso que é bom , muda-se plataforma cria componentes e ele continua lá firme e forte.
Por isso que eu amo esta linguagem , e te digo mais não se assustem se um dia desses algum loco conseguir compilar no vb6 e executar no Android.
Com VB tudo é possível.

WESLEYWWS 26/11/2013 21:01:33
#431509
Boa noite meus amigos!

Achei este tópico interessante e resolvi postar minha opinião. Antes de programar em VB6, eu programei muito tempo para MS-DOS, gerando programas em 16 bits. Por experiência própria, posso afirmar com 100% de certeza que um programa escrito em VB6 jamais vai rodar em MS-DOS. Para rodar em MS-DOS, o programa deverá ser compilado em 16 bits e não deverá ter dependência de nenhuma biblioteca (dll, ocx, etc).

Eu criava meus programas utilizando o Editor e Compilador QB45. Os programas desenvolvidos neste editor e compilados por ele, rodavam no DOS utilizando um disquete de boot simples, dispensava a instalação de Windows. Rodava em praticamente todas as versões do DOS.

Obs: O compilador QB45 não roda em Windows 64 bits. No Windows Vista/Seven 32 bits para funcionar em tela cheia, é necessário desabilitar o Aero.

Vejam algumas telas de meu sistema feito REALMENTE para MS-DOS utilizando a linda linguagem BASIC:

Sistema CONTROL















Sistema ESTOQUE







Tive mais de 20 clientes utilizando este sistema. Obviamente foi substituído por uma versão para Windows, feito em VB6, é claro!
Página 5 de 6 [52 registro(s)]
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas