[OFF] O MUNDO PRECISA DE PROGRAMADORES
Citação::
O Mercado está prostituÃdo graças aos funcionários que neles pertencem e aceitam salários baixos, eu nunca enviei currÃculo para primeiro emprego por menos de 1.500 R$.. primeiro emprego, com poucas exigencias etc.. vejo hoje empregos por 1.000 R$ exigindo 1 lista de conhecimentos.. eu gosto bastante de comparar a um MESTRE de obra (que arquiteta, planeja, executa) para pessoas que não entendem nada de TI e não a um PEDREIRO que apenas EXECUTA e não pensa, não planeja.. se bem que tem muito mestre de obra ganhando muito mais que muito Analista Senior por aÃ.
Más sabe a diferença entre um Mestre de Obra bem sucedido e um Analista?? o Mestre de Obra não se vende por qualquer valor. Ano retrasado foi um mestre de obra reformar minha casa, o mesmo disse pro meu pai meu preço é esse, dou tanto de desconto máximo, jogando meu pai na parede [Ô]quer o serviço de qualidade então terá que pagar! caso contrário contrate outro[Ô]. Conhecido da famÃlia há anos, o cara está super bem financeiramente e tem 6 funcionários.. o preço dele? ele cobrou 12 mil pra realizar a seguinte obra:
1. colocar porcelanato na sala, quebrar os pisos dos quartos ( foi colocado carpete de madeira *nao foi ele que colocou o carpete e sim a empresa do carpete)
2. pintar a parte externa da casa.
3. reformar 2 banheiros.
4. colocar canjiquinha na parede da sala.
Caro? sim bastante, más ele tem seu preço, valeu a pena? minha casa não tem UM DESNÃVEL de piso, o trabalho do cara é sensacional, ele cobria tudo com plástico, não estragou nenhum móvel, parava sempre 30 minutos mais cedo todos os dias pra limpar a sujeira, sempre fazia tudo nos mÃnimos detalhes, o mestre de obra não trabalhava quase nada apenas supervisionava, chegou um dia e ele falou que o serviço não tinha ficado bom, ele mandou quebrar tudo que tinha feito e mandou refazer do 0..
Eu mesmo estava conversando com um funcionário que é irmão dele (do mestre de obra), ele mesmo me disse que eles tinham vários projetos, e que estava muito corrido, meus pais marcaram com mais de 10 meses de antecedência a obra..
Sabe a diferença é que eles sabem cobrar o preço deles e dão valor ao trabalho deles, os caras de TI não sabem isso, cobram 200 R$ pra fazer um SITE que leva semanas pra ser feito.. tem gente aqui mesmo no VBM que até ja disse que tem sistema e cobra um salário mÃnimo de mensalidade.. Agora eu te pergunto com 1 ou 2 mensalidades você consegue sobreviver com 1.200 R$?? eu consigo, pois sou estudante ainda, meu pai paga minha faculdade, não tenho filho, tenho meu carro e pago apenas minha gasolina, meu celular e o que eu quero comprar pra mim, más e você que tem filhos? sustenta uma casa, tem famÃlia e tudo mais? muita gente reclama das vagas 1.000 R$ pra estágio e cobra menos que isso por mensalidade..
O Mercado de TI está cada vez pior, puxando todo mundo pra baixo, Gerente de Projetos que antes ganhava 15~20 mil está hoje com várias vagas pra 8, tem muita gente saindo de TI, virando comerciante, empresário etc..
Ai tem os famosos Macaquinhos da TI, que ficam pulando de galho em galho de emprego em emprego não ficam nem 6 meses parados num emprego
Realmente já me deparei com uma situação parecida. Um rapaz pediu para que eu formatasse e re instalasse o sistema dele. Falei um valor X com os driver já instalados e com as ferramentas dele ja atualizado. Chegou em mim me esculachando falando que estava caro, que existia pessoas que cobravam muito mais barato pra ele, então dei 3 opções: uma ótima formatação com garantia com o primeiro valor dito, do jeito explicado, se ele quiser algo mais ou menos, também faço, mas sem instalar as ferramentas e sem garantia, e a terceira formatação, que é o padrão do que as pessoas fazem (Isso sem ativar o windows e sem office, sem garantia também), um valor escroto de R$ 50,00 só windows instalado e o pc formatado.
Ele aceitou a proposta de pagar 50 reais, depois veio falando que o computador voltou a ficar lento, eu disse que podia agilizar para ele mas ficaria 150 para reinstalar o windows (Sistema operacional por conta dele, se quiser original ou pirata fica por escolha dele me trazer o serial ou deixar que eu use o ativador), office completo (fora tambem o software pirata ou original, isso só a mão de obra), + 25 se ele quiser usar o pirata ativado (Sem aquelas mensagens que aparece de que voce foi vitima de falsificação de cada (windows 25, office + 25), mais 15 por ferramentas (Só instalo ferramentas opcionais se for original ou com a mÃdia do próprio cliente). resumo, ele gastou R$ 265,00 para arrumar o Pc dele, que poderia ter ficado 50 reais mais barato.
Mercenário eu? nunca (Talvez seja), dou a melhor opção, é caro? sim, mas é justo pelo esforço e pelos estudos que eu e meus amigos tiveram.
Ontem mesmo estava trocando uma ideia com o cara de infra aqui da empresa, o cara manja bastante de hardware o servidor dele é Linux bacana com AD, Firewall,Zentyal e toda aquelas parafernalhas.. ele disse que deu manutenção e teve que abrir aqueles All In One cobrou 700 R$, ai eu achei caro, e ele me convenceu, disse que era a primeira vez que abria uma maquina dessas e que se quebrasse algo era de responsabilidade dele, ai que vi que ele estava certo, ai acabamos entrando nesse assunto, certa vez ele me disse que foi cobrar 200,00 R$ do cliente que queria recuperar umas fotos no pc ai diz que o cara viu um lugar por 30 conto, levou a maquina lá, ligou chorando que os caras fizeram besteira e não conseguiram recuperar o HD e as fotos do pai dele que havia falecido tinham ido pro saco..
Usuário é assim só dá valor quando dá uma ###.. tenso
ai é por isso e por outras q eu acabo as vezes vendo a internet como uma fonte de parasitas.....por sorte muitos sabem utilizar o recurso....
sei q de tempos pra ca eu apenas dou a ideia de como a logica do problema funciona, pra ver se o cara realmente quer e vai pensar, colocar código pra so ser copiado eu parei.....
mas se o basicão ta naquele nÃvel, ai q vejo q não programo nada.....
hj eu estava incluindo funcionalidades num programa q entreguei em janeiro, no meio da inclusão das funcionalidades eu vi umas querys, de 2 querys separadas pra fazer uma coisa, eu transformei em uma única query, e o processo se tornou muito mais rápido....e de la pra ca não fiz nenhuma curso nem nada, mas mostra q boas leituras trazem aprendizado....
nem sei se era nesse ou no outro tópico deveras polemico q falávamos, e poucos dias depois um copiador de códigos me mandou mais uma msg querendo saber de migrar um programa do vb6 pro .net, falei q copiando ele não ia migrar nenhuma linha, pq ele se achava muito espertão de ficar copiando tudo ao invés de tentar entender qnd eu mandava missões, deu xiliqui, falou um monte, mas eu não deixei de ser sincero....
ai é por isso e por outras q eu acabo as vezes vendo a internet como uma fonte de parasitas.....por sorte muitos sabem utilizar o recurso....
sei q de tempos pra ca eu apenas dou a ideia de como a logica do problema funciona, pra ver se o cara realmente quer e vai pensar, colocar código pra so ser copiado eu parei.....
mas se o basicão ta naquele nÃvel, ai q vejo q não programo nada.....
hj eu estava incluindo funcionalidades num programa q entreguei em janeiro, no meio da inclusão das funcionalidades eu vi umas querys, de 2 querys separadas pra fazer uma coisa, eu transformei em uma única query, e o processo se tornou muito mais rápido....e de la pra ca não fiz nenhuma curso nem nada, mas mostra q boas leituras trazem aprendizado....
Hoje as pessoas (78% delas) tem preguiça de ler, Hoje um programador novato de tudo, prefere mil vezes um soft com toda linha comentada para ele não precisar ficar olhando linha por linha, pra ele é melhor. Muitos querem assumir o cargo de diversas areas, sem ter pelo menos o conhecimento e muito menos o esforço e fazer o que o cargo pede. Eu sinceramente fico chateado. O dia mais feliz que eu tive do meio do ano de 2015 pra ca, foi uma sobrinha de consideração, querer conversar sobre programação comigo enquanto aprendia e me ensinava ao mesmo tempo, jogar e montar estrategias de xadrez. Uma pessoa com 13 anos criar este interesse me deixou menos preocupado em relação ao futuro dos nossos substitutos. Mas ainda me preocupo em relação aos 78% que ainda ficam acomodados.
as aulas de matemática são mais sofrÃveis ainda....além de não querer ler, os q leem mais ou menos não tem um nÃvel de interpretação razoável pra desenvolver problemas simples....
dou aula pro ensino fundamental, quer ver eu morrer de rir e querer morrer ao mesmo tempo é algum professor mandar a turma com a missão de fazer uma pesquisa, eles poe a pergunta completa q o professor passou no google, e já perguntam, qual copia, eu digo q pesquisa não é copiar tem q entrar e ler as informações, colher as mais interessantes sobre o assunto, olham com aquela cara e entram no primeiro, ai a segunda pergunta, copia de onde até onde......qnd alguns querem ser espertos e falam tudo, eu digo copia tudo então.....isso so funcionou no começo do ano, agora não dizem q tudo é interessante mais.....
as aulas de matemática são mais sofrÃveis ainda....além de não querer ler, os q leem mais ou menos não tem um nÃvel de interpretação razoável pra desenvolver problemas simples....
Nossa área Nicko, fica um pouco comprometido por causa disso, crianças e adolescentes que quando leem a questão, não consegue desenvolver a questão. Alguns por não conseguirem organizar as informações da questão, outros por não estarem fazendo a leitura correta. Existem inúmeras questões que envolve isso. Acho que todo programador que não tem filhos (Meu caso por exemplo), é um dia ter e ver seu filho crescer e usar aquilo que ensinou a ela nos estudos ou até mesmo no trabalho.
Galera, pensando neste tópico em relação ao que o nosso amigo Kerp faz em relação aos videos, acho que criamos uma corrente! Pois uma postagem que gerou uma repercussão (por menor que seja ela), depois dela, vi vários projetos nascerem e crescerem, entre elas, o canal do nosso amigo, ensinando e auxiliando no desenvolvimento de programação. Fico imaginando se cada um daqui, se responsabiliza se por uma linguagem. Kerp por exemplo ele já esta atuando no C# postando videos, um com VB/VBA, outro Java, outro SQL e por ai vai, depois vincular todos os canais e projetos no VBMANIA, tanto aqui no site quanto Facebook, youtube e por ai vai. Isso é só uma ideia. Assim a gente ajuda alem do forum, pessoas que estão começando a programar. Mas claro, isso é só uma ideia a partir da ideia de Kerp.
Está no cronograma para esse ano, a inclusão de HTML, Javascript, CSS e [Ô]otras cositas más[Ô]. Também a criação de uma WebAPI utilizando o NodeJS. Bastante coisa também sobre o JQuery. Algumas UI como o JQueryUI, JEasyUI, MetroUI. Mais para o final do ano, conforme for o caso, também programação para Mobile.