PROJETO DE LEI EXIGE DIPLOMA PARA PROFISSIONAIS

WEBMASTER 14/09/2006 09:33:04
#171343
Agência Cà¢mara

Está em fase de conclusão na Cà¢mara dos Deputados o Projeto de Lei que regulamenta as atividades profissionais relacionadas à  informática, computação e sistemas de informação.

A proposta de número 7109/06, do deputado Bonifácio de Andrada (PMDB-MG), prevê que poderão exercer essas atividades quem tiver diploma universitário dos cursos de informática ou computação, processamento de dados, sistemas de informação e áreas correlatas reconhecidas pela legislação do ensino. Quem estudou no exterior deverá validar o diploma no Brasil.

Os tecnólogos e os formados em cursos seqà¼enciais e técnicos da área de informática e computação também poderão exercer a profissão, desde que observem as leis vigentes. Os profissionais que não tiverem formação superior ou técnica, mas que comprovarem por meio de documentos que trabalham na área há pelos cinco anos, poderão continuar trabalhando. No entanto, eles terão que regularizar a sua situação profissional no Ministério do Trabalho.

Conselhos
Caso o PL seja aprovado, o Executivo deverá enviar ao Congresso Nacional, no prazo de 60 dias, um projeto de lei criando o Conselho Federal de Informação e Computação e os conselhos regionais, estabelecendo as definições legais para a atividade profissional e sindical dessas áreas de trabalho. Enquanto esses conselhos não forem implantados, o projeto estabelece que os profissionais com formação superior deverão registrar o diploma no Ministério do Trabalho.
Tramitação

O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Educação e Cultura; de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
USUARIO.EXCLUIDOS 14/09/2006 10:27:55
#171351
Eu concordo sim.
Desta forma diminuirá a quantidade de profissionais não qualificados em nossa área, que bancam de espertinhos por ai prestando tudo quanto é serviço nas coxas, o que acaba agravando a situação para quando um verdadeiro técnico chega para solucionar o problema.


Em partes também discordo, pois o que não falta por ai são pessoas que realmente possuem um grande conhecimento não área, mas não são formados e nem possuem curso técnico, aprenderam na raça mesmo.


Creio que isso é um assunto complicado, depende muito do caso...
CBTECH 14/09/2006 10:28:21
#171352
O grande problema é para as pessoas que moram no interior de estados que não possuem escola técnica e muito menos faculdade pra garantir o ensino as esses profissionais. Vamos ver no que vai dar, eu sou autodidata, aprendir na curiosidade, apostilas digitalizadas, um monte de revista e livros e conto como apoio muito importante de site (vbmania). Aguardemos...
ALEXMARCHI 14/09/2006 10:29:18
#171353
Esta discução ja rola a mais ou menos uns 3 anos sobre a formação de conselhos regionais CRI.

E mais uma forma de Roubar dinheiro da Gente.

Por um lado é bom, pelo menos vai tirar do mercado autodidatas e garotos que aceitam trabalhar por R$ 300,00 por mês ( Eu duvido que quem faça faculdade aceite trabalhar por este salário pq. não da para pagar nem a metade investida na sua formação ) .

Acho que indiretamente vai servir para valorizar a nossa profissão
PAULOHSV 14/09/2006 10:35:17
#171356
Sou totalmente a favor deste projeto, so assim mesmo para a area de informatica ser valorizada como deveria ser.
USUARIO.EXCLUIDOS 14/09/2006 10:41:16
#171360
Concordo totalmente, digamos que seja o reconhecimento de nossa área, e para este reconhecimento exigi-se alguns parametros, isso é fato.

boa iniciativa!
USUARIO.EXCLUIDOS 14/09/2006 10:56:34
#171369
Discordo em certo ponto... afinal faço parte da turma dos "sem curso/sem nivel técnico"... mas em resumo, apoio e muito a medida, afinal é uma forma de "matar" o pessoal que diz saber de algo, e no fim esta manchando a marca do verdadeiro profissional, e quebrando a area de informática como disse o PAULOHSV.. até lá é correr atras das formações tecnicas e bla bla bla
USUARIO.EXCLUIDOS 14/09/2006 11:05:32
#171374
Eu concordo, é uma forma de tentar tirar a informática do "mercado informal", assim valorizando o profissional formado ou que está cursando. Boa Idéia !!
CAPITAO.GARCIA 14/09/2006 11:07:28
#171376
Só concorda quem tem diploma de universidade
e nós que nem vestibular prestamos ainda?
LCSD 14/09/2006 11:09:05
#171377
RSRSRSRSRS


LCSD 14/09/2006 11:20:10
#171386
é ENGRAÇADO NEH.....

PROJETO LEI Q REGULARIZE AS ATIVIDADES PARLAMENTARES NAUM é APROVADO...VEREADOR, PREFEITO, DEPUTADO E ATé PRESIDENTE SE ELEGEM, GANHAM A MAIOR GRANA, E TUDO ISSO SEM DIPLOMA.....

NAUM QUE EU QUESTIONE O GRAU DE ESCOLARIDADE DO LULA.....

MAS ACHO Q TEM TANTAS OUTRAS COISAS PARA SE REGULARIZAR, PQ NAUM REGULARIZAM A BANDA LARGA BRASILEIRA....QUE é UMA DAS PIORES DO MUNDO......

PQ NAUM APROVAM A INTRODUÇÃO DA INFORMàTICA COMO MATéRIA BàSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL E MéDIO, DESDE QUE PARA ISSO TODAS AS ESCOLAS DO BRASIL SEJAM EQUIPADAS COM SALAS DE AULAS INFORMATIZADAS, INTERNET, PROFESSORES.

A REALIDADE é QUE PARA SE EXIGIR UMA REGULAMENTAÇÃO DESSA O PRÓ“PRIO BRASIL TEM QUE ESTAR PREPARADO.....

SOU A FAVOR SIM DESTA REGULAMENTAÇÃO....MAS ACHO QUE TEM MUITA "PORCARIA" FORMADA JOGADA NO MERCADO....
PROFISSIONAIS QUE DENIGREM A INFORMàTICA....

E ACHO QUE PARA ISSO NAUM EH NECESSàRIO UM CANUDO....

MESMO QUE REGULARIZEM A PROFISSÃO, HAVERà INCAPACITADOS NO MEIO......

ASSIM COM EXISTEM "MéRDICOS"....EXISTEM MéDICOS.

NAUM VAI SER ESSE PL QUE VAI BANIR O PéSSIMOS PROFISSIONAIS DO MERCADO......


PARO POR AQUI PQ SE FORMOS FALAR MESMO......


PRA MIM ESSE PROJETO DE LEI ...NAUM ME AFETA NO DIA A DIA......


Página 1 de 11 [104 registro(s)]
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas