SÉRIE DE VÍDEOS - WEBAPI: INICIANDO!

NICKOSOFT 21/12/2015 05:34:33
#455364
mesmo não sendo de programação já foi visualizado 28 vezes, nenhum comentário postado, se pelo menos entraram viram algo, já é um começo pra deixar curioso....
KERPLUNK 21/12/2015 16:59:10
#455388
Mais um vídeo no ar! Vou começar a colocar dicas rápidas, vídeos rápidos com soluções para problemas comuns. No de hoje, como consumir um WebService SOAP
NICKOSOFT 23/12/2015 14:28:16
#455476
isso é legal, como não faça nada pra web, eu vejo o mesmo caminho de pegar uma DLL e tirar tudo dela.....
KERPLUNK 24/12/2015 00:12:03
#455513
Bem, webServices seja RESTful ou SOAP, são o futuro(aliás, o PRESENTE) da programação. Se você não usa, inclua aí o termo AINDA, pois mais cedo ou mais tarde você vai ser requisitado disso. Aliás, fiz alguns testes de performance quanto ao uso de fonte de dados. O setup do ambiente foi:
Uma máquina contendo um SQL Server, acessado [Ô]de fora[Ô] ou seja, de uma outra rede, usando um DNS dinâmico(um no-ip da vida). E também uma WebAPI acessando o mesmo banco de dados e estando na mesma máquina.

Acessando o banco diretamente teve só desvantagens:
1 - O banco fica exposto através do no-ip, possibilitando vários tipos de ataque.
2 - O desempenho foi duramente afetado. Os pacotes, tanto de envio quanto de recebimento, são quase 3 vezes maiores que em formato JSON, isso porque um objeto DataReader remoto, apesar de largamente otimizado, recebe uma série de informações completamente desnecessárias quando se trata de leitura de dados
3 - Para funções de Inserção, Update e Deleção a diferença foi pequena, mas significativa em um ambiente de alto índice de acesso.
4 - Foi praticamente um sacrifício para acessar esses dados de outros dispositivos e até mesmo outras plataformas, como o :Java por exemplo. Foram necessárias várias bibliotecas de terceiros para adaptação e ainda assim, o melhor que consegui foi usando ODBC para ser usado com o Java. Para conectar de um Android, foi ainda mais difícil, pois a biblioteca que encontrei para poder fazer isso além de paga, é muito instável e ineficiente.

Com o uso de WebAPI:
1 - O uso de HTTPS foi implementado sem nenhuma mudança de código. Isso possibilitou a limitação de acesso por certificado digital, o que é um fator enorme para a segurança
2 - Além do HTTPS, implementei sem muito esforço oAuth 2.0, o que possibilitou o uso de tokens para toda e qualquer requisição, limitando em muito a possibilidade de ataques por parte de metidinhos a hacker. Com o token, tenho a procedência da máquina que está usando, não importando se a mesma utiliza proxy ou não, basta eu desabilitar o token no server e o acesso malicioso é instantaneamente cortado
3 - O desempenho para consultas envolvendo massas de dados maiores foi absurdamente melhor que a conexão direta com o banco de dados, pois a quantidade de pacotes circulando é menor e o tamanho desses pacotes também
4 - Apesar de pequeno, o desempenho para instruções de inserção, deleção e atualização foi superior o que fez muita diferença no teste de stress, uma melhora de quase 40% na velocidade
5 - O acesso por parte de plataformas diferentes foi sem traumas. Executei todas as funcionalidades disponíveis para cada uma das controladoras da WebAPI. O uso da mesma biblioteca por parte do Java e do Android, fez o retrabalho para isso ser inexistente, ou seja, desenvolve-se uma SDK que pode ser reaproveitada em qualquer plataforma baseada em Java e outras, incluindo Python, com o uso da biblioteca Py4J. Nota: não cheguei a testar, mas conheço uma aplicação chamada IKVM que transforma um arquivo .jar em DLL[ô]s que podem ser referenciadas no C#. Portanto uma mesma SDK poderia ser aproveitada para várias plataformas. E mesmo sem a SDK acesso à WebAPI pode ser feito de praticamente qualquer plataforma, incluindo o bom e velho VB6, com o uso de um parser JSON para VB6.


Portanto galerinha, se preparem vem muita, mas muita coisa sobre WebAPI no canal. Vou pegar pesado nisso e quem não acompanha a série sobre orientação à objetos, sugiro que o faça o quanto antes.

Muito obrigado à todos por acompanharem o canal! Fico muito contente de poder ajudar tanta gente de uma maneira tão simples!
KERPLUNK 29/12/2015 17:53:52
#455630
Divulgando números do ano:

Watch time
Minutes
6,353

Views
1008

Average view duration
Minutes
6:18

Likes
140

Dislikes
0

Comments
35

Shares
2

Videos in playlists
2

Subscribers
33

São números excelentes! Os vídeos foram vistos num total de mais de 100 horas num total de mais de 1000 visualizações. Também estamos tendo um número significativo de acessos oriundos de vídeos sugeridos. Os números são 2,141 (34%) vindos de links externos(principalmente aqui do VBMania) 2,107 (33%) de pessoas acessando através de vídeos sugeridos e procurando pelo conteúdo específico! Tudo isso graças à vocês! Só tenho à agradecer! Muito obrigado à todos! Pra quem está curioso quanto à dados financeiros: O google me pagará 0,69 dólares por isso tudo, ou seja, pouco mais de R$ 2,50. Já dá quase pra comprar um café com um salgado! Como já disse, não faço pelo dinheiro, mas pelo prazer de ajudar. E mais uma vez, obrigado à todos!
NICKOSOFT 30/12/2015 05:54:25
#455644
só tem a crescer, o tópico no fórum q coloquei conta exatamente com 67 visualizações, por se tratar de um fórum não de programação, teve gente curiosa, não sei se foram além de apenas ver o tópico.....
MOUSER 04/02/2016 18:39:51
#457080
Kerp, andei um pouco distraído, mas estarei voltando a assistir o canal, você já postou algo a respeito de criação de DLL? se não postou nenhum video sobre o assunto, seria interessante também, se sim, desconsidere esta postagem! kkk!
NICKOSOFT 04/02/2016 18:53:02
#457086
Citação:

:
Kerp, andei um pouco distraído, mas estarei voltando a assistir o canal, você já postou algo a respeito de criação de DLL? se não postou nenhum video sobre o assunto, seria interessante também, se sim, desconsidere esta postagem! kkk!


a DLL é simples de gerar caso já programe distribuindo tarefas entre classes
MOUSER 04/02/2016 19:10:34
#457089
Meus projetos tudo utilizo classes, mas percebi que existe muitas classes que posso usar em varios projetos que desenvolvo, pensei em juntar varias classes em uma DLL. Estou pesquisando pesado em cima disso agora, google, macoratti que se prepare!
MOUSER 04/02/2016 19:29:44
#457090
Acabei de aprender e nunca imaginei que fosse tão fácil e tão rápido para aprender.
Página 12 de 22 [220 registro(s)]
Faça seu login para responder