VB-6 NO MS-DOS

DANLEONHART 21/10/2013 13:55:28
#430211
Pessoal...

Tem como criar uma aplicação em VB-6 para rodar no MS-DOS???
é em modo texto mesmo...se alguém souber de algo me informa aê...não tou afim de utilizar script batch, e gostaria de criar em VB, pois tenho mais familiaridade.
OCELOT 21/10/2013 15:15:10
#430213
Não tem como, VB6 só cria programas para Windows
ANDPAG 21/10/2013 15:53:55
#430220
para msdos? pra isso so rodando basic para ms-dos como gwbasic... agora se quer fazer um programa que rode igual a um programa de ms-dos a alternativa seria criar um programa console como se faz no c++, não sei se pelo vb tem como fazer esse tipo de aplicação, nunca tentei.
NETMANIA 21/10/2013 16:39:10
#430223
Boa tarde.

O Visual Basic (até a versão 6) não tem esta opção. Somente a partir da família .Net que você consegue criar aplicações para rodar no DOS. Fora isso, só se for usar linguagens descontinuadas, como da família BASIC (GW Basic, QuickBasic e outros), ou como Clipper ou C ou C++.
OCELOT 21/10/2013 17:54:25
#430227
Não confunda um programa do tipo Console com programas para DOS, o .Net cria programas para o Console do Windows, eles não rodam de forma alguma no DOS
KERPLUNK 21/10/2013 18:01:15
#430228
Citação:

:
Não confunda um programa do tipo Console com programas para DOS, o .Net cria programas para o Console do Windows, eles não rodam de forma alguma no DOS


Correto. Ainda que sejam em modo console, eles ainda dependem do .NET framework. Se não tiver instalado na máquina, não roda.
AJSO 21/10/2013 18:50:03
#430232
Caro DANLEONHART

Jeito tem.................... mas o modelo de projeto que será necessário aplicar e as restrições de objetos em uso fica difícil fazer uma aplicação comercial um de uso básico de cadastros básico........ pois o conhecimento aplicado é tão grande que pode inviabilizar o seu desenvolvimento.................


Para os que de fato conhece programação (SENIOR) e sobre a plataforma do Visual Studio 6.0...............

dentro da console de execução .dll ou ActiveX em Visual Basic 6.0 será escrito por Run Method (Windows Script Host)........................


Desmarque todas as opções de acesso as bibliotecas de uso do Visual Basic em Tools/ Options

Paras estas referências:

Visual Basic for Applications
Visual Basic runtimes objects and procedures
Visual Basic objects and procedures


Sua aplicação não poderá executar qualquer componente vinculado a estas referências em plataformas gráficas do Windows apenas componentes criados por vc......... nos modelos de variáveis suportados no processo............

Vai ficar um pouco restrito mas dependendo que necessita ainda assim funcionado no MS-DOS...............

Boa Sorte.....
ANDPAG 22/10/2013 00:46:29
#430235
Eu só disse que poderia rodar como um programa em dos e não exatamente em dos,,e também não citei nada do net e sim do c++ que com certeza vai rodar no dos, mas acredito que com o vb6 de pra fazer como citado logo acima pelo AJSO, mas... é uma coisa que nunca precisei fazer.
OCELOT 22/10/2013 08:34:31
#430236
Citação:

:
Caro DANLEONHART

Jeito tem.................... mas o modelo de projeto que será necessário aplicar e as restrições de objetos em uso fica difícil fazer uma aplicação comercial um de uso básico de cadastros básico........ pois o conhecimento aplicado é tão grande que pode inviabilizar o seu desenvolvimento.................


Para os que de fato conhece programação (SENIOR) e sobre a plataforma do Visual Studio 6.0...............

dentro da console de execução .dll ou ActiveX em Visual Basic 6.0 será escrito por Run Method (Windows Script Host)........................


Desmarque todas as opções de acesso as bibliotecas de uso do Visual Basic em Tools/ Options

Paras estas referências:

Visual Basic for Applications
Visual Basic runtimes objects and procedures
Visual Basic objects and procedures


Sua aplicação não poderá executar qualquer componente vinculado a estas referências em plataformas gráficas do Windows apenas componentes criados por vc......... nos modelos de variáveis suportados no processo............

Vai ficar um pouco restrito mas dependendo que necessita ainda assim funcionado no MS-DOS...............

Boa Sorte.....


Isso provavelmente não funciona também, o executável gerado pelo VB6 é para Windows, se tentar rodar no DOS o máximo que acontece é aparecer a mensagem [Ô]This program cannot be run in DOS mode[Ô], até porque acredito que não tenha como criar um programa no VB6 que não precise do MSVBVM60.dll, o qual usa várias bibliotecas do Windows.
AJSO 22/10/2013 12:43:23
#430259
Caro OCELOT


Como vc disse

Citação:

Isso provavelmente não funciona também, o executável gerado pelo VB6 é para Windows, se tentar rodar no DOS o máximo que acontece é aparecer a mensagem [Ô]This program cannot be run in DOS mode[Ô], até porque acredito que não tenha como criar um programa no VB6 que não precise do MSVBVM60.dll, o qual usa várias bibliotecas do Windows.



Como vc mesmo disse acredita que não funcione é por que nunca fez...............

Utilizamos aqui para carregar arquivos em HEX em portar serial.............


Concordo que se utilizar qualquer objeto dentro do visual Basic necessita dessa dll MSVBVM60.dll

Isso é necessário MSVBVM60.dll para objetos e controles..................

Caso queira aprender tenho boas literaturas para utilização de aplicações de próprio VB 5.0 e 6.0...................

Vai exigir bons conhecimentos em lógica e da ferramenta Visual Basic..................


Remova estas referências e faça.............. experimente antes de descordar sem nunca ter feito.............


Boa Sorte
OCELOT 22/10/2013 13:42:23
#430265
Eu até tentei fazer como você disse AJSO, mas eu procurei no Tools/Options a opção que você falou para desmarcar mas não identifiquei nada que poderia ser elas, e o VB6 não deixou desmarcar aquelas 3 referencias, por isso não testei.

E quando digo que acredito que não funciona é pelo fato de que se não me engano o VB6 gera apenas executáveis para windows (Portable Executable), que inclui em seus cabeçalhos um programa do DOS que simplesmente mostra a mensagem [Ô]This program cannot run in DOS mode[Ô], logo ele não roda no DOS, só não digo que é com certeza isso pois faz tempo que não trabalho com VB6, mas não faz sentido ele gerar executáveis para o DOS se ele foi feito para criar programas apenas para Windows.

E se você se refere ao Console do Windows então eu já falei isso lá em cima que ele não é o DOS, o na pergunta o usuário citou especificamente o MS-DOS, eu só vou acreditar que isso é possível se eu ver o programa rodando no MS-DOS, em real mode, fora do ambiente do Windows.
Página 1 de 6 [52 registro(s)]
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas