[OFF] PIRATARIA

ACCIOLLY 06/04/2016 00:19:46
#460536
Boa madrugada meus caros!
Hoje quero colocar em pauta esta discussão que é um tanto séria!
Como sabemos a Microsoft está intensificando as buscas por seus produtos pirateados que infelizmente não vemos apenas em empresas privadas mas também em órgãos públicos. Principalmente na esfera municipal essa é uma prática adotada durante anos!
Eu sinceramente mostro minha imensa preocupação como funcionário público, zpois sei que se a Microsoft der as caras vai fazer um tremendo [Ô]regasso[Ô]. Pois até onde sei a multa que ela geralmente apluca é 3000 vezes o valor de uma licença. E isso pra cada máquina.
Desde que assumi meu concurso de téc de informática tenho tentado sensibilizar nossos gestores para dar atenção a estes fatos. Mas a resposta que muitos dão é que a Microsoft nunca multou nem vai multar ninguém aqui no Brasil. Não sei realmente se no Brasil já foi multado alguém, mas como diz o ditado o prevenido morre é de velho! Sem falar que é vergonhoso oivir isso de pessoas que se dizem líderes!
Até propus que se a prefeitura não tivesse condições de investir em licenças para regulamentar a situação, que eu me disponibilizaria em capacitar os servidores a usar software livre (Línux). Por outro lado, tenho plena consciencia de que nestes encontraria maior resistência! Pois em sua maior parte são mal acostumados com a usabilidade do Windows pirata!
Pra finalizar peço que não deixem de comentar para ajudar essa discussão e quem sabe assim eu me encoraja a tomar uma postura diferenciada que de fato sensibilize a administração pública a fazer o que é certo!
Pronto! Falei!
KERPLUNK 06/04/2016 01:04:01
#460538
O Brasil é campeão em pirataria. Fato. O povo está acostumado à somente usar e não querer pagar. E não são só os usuários não, programadores também, e não são poucos. Quantas vezes vemos aqui no fórum gente querendo um jeitinho de burlar algo? é muito comum entre os Brasileiros essa mania. Não há como negar, brasileiros são [Ô]malandros[Ô], querem ter tudo, mas não pagar nada. Programadores também. Os vídeos do meu canal que mais tem views, são os que tem código fonte e mesmo assim, a média de tempo de visualização é de poucos minutos, geralmente 1 ou 2 no máximo, isso está me deixando bem desanimado, porque me parece que não tem como ajudar, porque o que querem mesmo é tudo de mão beijada. O mesmo acontece para qualquer software, que para a grande maioria não vale o que custa. Muita gente evita à todo custo usar um software que seja pago, querem tudo gratuito. Não vêem que é algo extremamente trabalhoso(vocês sabem isso muito bem). Isso por causa do nível de conhecimento baixíssimo das pessoas em geral, mas isso é assunto para outro tópico. O caso é que software não parece que tem algum valor, porque não é algo que se vê, não é algo que tem volume e então parece que não dá trabalho algum e por isso, tem pouco valor. E essa é uma das razões de eu defender que a internet seja RESTRITA, isso mesmo, RESTRITA. Ultimamente tenho usado bastante a Deep Web e o nível das conversas e dos fóruns lá é absurdamente superior. Somente pessoas realmente instruídas e com real conhecimento do que estão fazendo e por isso, com real noção do valor das coisas. Pirataria, é nada mais que o resultado da combinação de falta de conhecimento, más intenções e falta de respeito. Coisas que os brasileiros têm de sobra. Pronto falei.
SINCLAIR 06/04/2016 06:49:45
#460542
Colega Kerplunk,

Citação:

Não há como negar, brasileiros são [Ô]malandros[Ô], querem ter tudo, mas não pagar nada.



Concordo plenamente. Sem querer falar mal de qualquer país ou povo, mas o problema é que nossos antepassados são estupradores, assaltantes, prostitutas, ladrões de todo tipo, saltimbancos, fanfarrões, estelionatários, incendiários, golpistas e, de forma generalizada, as prisões de Portugal foram desocupadas e a bandidagem (de homens e mulheres também) trazidos para cá. Portugal ficou [Ô]limpo[Ô] e nós trazemos este DNA desde então.

Colega ACCIOLLY,

Os gestores te disseram:

Citação:

Mas a resposta que muitos dão é que a Microsoft nunca multou nem vai multar ninguém aqui no Brasil.



Só se eles não sabem que SC fica no Brasil. Mais do que aqui no estado, na cidade, 2 empresas foram processadas e condenadas em setembro/2015 (faz 7 meses apenas). Windows, Dreamviewer e MS Office. Quando me refiro a setembro/2015 é quando teve a confirmação pelo TJ/SC da condenação em primeiro grau. Recorrer só fez gastar ainda mais com advogados e pagar juros (porque o valor corrige à taxa de 1,06% ao mês) e por pouco escaparam de condenação adicional por [Ô]proscratinação[Ô]. E, como é sabido, chega o oficial de justiça com perito já com liminar para análise dos equipamentos (juízes deferem liminar para que o suposto infrator não tenha tempo de apagar/deletar os softwares piratas antes da perícia e depois do perito terminar o trabalho, colocar os softwares piratas de novo). São, literalmente, pegos de surpresa.

O escritório de advocacia que atende à Microsoft e a Adobe, responsável pelas ações judiciais de infração penal em todo território nacional, fica na cidade de Porto Alegre, estado do Rio Grande do Sul.

Se alguém acessar algum site de denúncias de pirataria (inclusive o específico da MS), pode esperar que em alguns meses a bronca estoura de vez.

Site do Piratômetro
http://clickoriginal.org/

Associação Brasileira das Empresas de Software
http://www.abessoftware.com.br/propriedade-intelectual/denuncie-pirataria

Associação Brasileira de Direitos Reprográficos
http://www.abdr.org.br/denuncie.html

Específico Microsoft
https://www.microsoft.com/brasil/antipirataria/YourPC_Reporting.mspx


Tudo de bom.

ACCIOLLY 06/04/2016 08:28:27
#460549
Colegas Kerplunk e SINCLAIR.
Certo dia estava assistindo o CQC na Band, e eles fizeram um quadro que achei interantíssimo! Eles pegaram uma pessoa se fingindo de cego e a fez andar pelas ruas de São Paulo. Em um certo momento este ator pega uma nota de R$ 50,00 e finge tentar colocar no bolso pra propositalmente derrubar no chão enquanto anda. 20% das pessoas pegaram o dinheiro e gentilmente foram até o ator e devolveram. Os outros 80% simplesmente pegavam, enfiavam no bolso e iam embora. De certa forma até frustrada porque os repórteres sempre corriam atrás para pedir que falassem independente se a pessoa devolvia ou não. Então ficou aquela indagação: O brasileiro sai de casa para as ruas pra protestar contra a corrupção, mas se esquecem que eles mesmos são corruptos! Eles se esquecem que por mais que o delito seja pequeno, ainda não deixa de ser um delito, e que portanto os tornam tão corruptos quanto a corja da política nacional!

Agradeço de coração pela colaboração dos dois colegas, especialmente pelo relato do SINCLAIR, pois este será de grande valia para se ter argumentação e tentar sensibilizar a minha [Ô]cambada[Ô]! Estarei anotando todos os relatos para montar um Ofício. Não quero ser obrigado a fazer uma denúncia pra Microsoft! até porque o dinheiro da prefeitura não é só meu! é de toda a população de minha cidade! Se a prefeitura realmente for multada, não só os funcionários irão sentir, mas a população que é atendida por esses funcionários!

Desde já agradeço a colaboração de todos!
KURTGU 06/04/2016 08:39:43
#460551
Resposta escolhida
Passo pelo mesmo problema na prefeitura em sp, alguns usuarios insistem em colocar progamas crackeados, esses dias dei um susto em um que ele ficou esperto, ele instalar tudo crackeado no pc.
SINCLAIR 06/04/2016 08:47:15
#460552
Colega ACCIOLLY,

Eu vi também o quadro que mencionaste, sobre o falso cego (ator) deixar o dinheiro cair. Vi uma outra que um falso cego (também ator) pagava uma conta de R$ 10,00 com uma nota de R$ 50,00 para testar a honestidade das pessoas. O resultado foi praticamente o mesmo.

Citação:

Então ficou aquela indagação: O brasileiro sai de casa para as ruas pra protestar contra a corrupção, mas se esquecem que eles mesmos são corruptos! Eles se esquecem que por mais que o delito seja pequeno, ainda não deixa de ser um delito, e que portanto os tornam tão corruptos quanto a corja da política nacional!



Penso, colega, que a corrupção começa na hipocrisia. Todo corrupto é hipócrita. Nunca vi um corrupto que diga em alto e bom som [Ô]sou corrupto[Ô], ao contrário, todos eles se dizem honestíssimos e exigem honestidade alheia.

Quanto à prefeitura da sua cidade, os gestores contam como certo que nunca serão alvo de ação judicial. Quando vier... sai de baixo.

Um caso interessante é do Exército Brasileiro. Tem até um documentário feito pela NatGeo e, com certeza, no YouTube deve estar. O Exército Brasileiro usava Windows, mas com licenças devidamente pagas, tudo certinho nos conformes. Então, em certo momento, resolveram trocar tudo por Linux e BROffice. O custo diminuiu nada menos de R$ 400.000,00 anuais com licenças e outro valor igual com manutenção, visto que os equipamentos podiam esperar um pouco mais para serem atualizados, sem perder desempenho e confiabilidade.

Tudo de bom.
ACCIOLLY 06/04/2016 08:49:59
#460553
Citação:

:
Passo pelo mesmo problema na prefeitura em sp, alguns usuarios insistem em colocar progamas crackeados, esses dias dei um susto em um que ele ficou esperto, ele instalar tudo crackeado no pc.


Bom dia Kurtgu. E Obrigado por também compartilhar!
Creio que em todos os setores públicos, os funcionários passam os três primeiros anos de concurso em um [Ô]Estágio Probatório[Ô] estou certo? Nesse estágio eles são avaliados quanto a sua assiduidade, empenho e etc... Caso ocorra alguma infração grave, o mesmo corre o risco de estar em um processo administrativo onde poderá ser exonerado. Só que o que muitos pensam que quando saem do estágio probatório e é efetivado, não corre mais o risco de ser exonerado caso cometa um erro grave. E eles estão completamente enganados.
Como pôde perceber, no papel, o sistema público para com seus funcionários é excelente! Na prática aí a coisa é totalmente o inverso, já que os gestores simplesmente não querem se indispor com ninguém!
No caso dos usuários do seu município, eles estão cometendo uma infração grave, pois se eles instalam essas coisas numa máquina pública e esta tem registro patrimonial, quem pagaria por isso seria a sua prefeitura e não esses funcionários. Talvez eles também precisem de uma melhor orientação quanto a essas práticas, não sei. Eu por exemplo, me propus a orientar sobre essa questão da pirataria, dar palestras, seminários, e acredite, até curso de softwares livres com certificação pela própria prefeitura e tudo mais! Ou seja a prefeitura não iria gastar um tostão pra isso!
KURTGU 06/04/2016 08:58:24
#460554
Citação:

:
:
Passo pelo mesmo problema na prefeitura em sp, alguns usuarios insistem em colocar progamas crackeados, esses dias dei um susto em um que ele ficou esperto, ele instalar tudo crackeado no pc.
Bom dia Kurtgu. E Obrigado por também compartilhar!
Creio que em todos os setores públicos, os funcionários passam os três primeiros anos de concurso em um [Ô]Estágio Probatório[Ô] estou certo? Nesse estágio eles são avaliados quanto a sua assiduidade, empenho e etc... Caso ocorra alguma infração grave, o mesmo corre o risco de estar em um processo administrativo onde poderá ser exonerado. Só que o que muitos pensam que quando saem do estágio probatório e é efetivado, não corre mais o risco de ser exonerado caso cometa um erro grave. E eles estão completamente enganados.
Como pôde perceber, no papel, o sistema público para com seus funcionários é excelente! Na prática aí a coisa é totalmente o inverso, já que os gestores simplesmente não querem se indispor com ninguém!
No caso dos usuários do seu município, eles estão cometendo uma infração grave, pois se eles instalam essas coisas numa máquina pública e esta tem registro patrimonial, quem pagaria por isso seria a sua prefeitura e não esses funcionários.
Pronto! Falei de novo!



E o que tenho dito aqui pra minha Gerencia, mais lavei as mãos fiz uma carta de Ciência pra comprovar que passei a informação protocolei oficialmente fiz um lista de maquinas e usuários que tem software desde o Winrar ate outros, e fiz eles assinarem me eximindo de qualquer culpa, ai se de merda eles que se virem, até uma gerente me disse que ela iria fazer o mesmo.
MESTRE 06/04/2016 09:18:52
#460556
Quem nunca utilizou um piratinha, um crackzinho (não é pedra não rapaziada ) que atire a primeira pedra, porém
eu quando pego softwares procuro comprar dentro do possivel, ex é o Internet Download Manager (www.internetdownloadmanager.com),
sistema de Download fantástico.. aliás queria até criar um mais nem sei por onde começar ..

Porém sou contra alguns preços rapaziada apesar de ter o DreamSpark e ter vários softwares Gratuito.. já usei e talvez use software pirata..
Visual Studio ultimate uso do DreamSpark, más ja viram quanto custa uma licença do VS ultimate amigos? vai dizer que todo mundo aqui
comprou o VS?? 1200 dolares na professional, 5 mil dolares na Ultimate??

Aí é 5 mil dolares de VS, 2 mil $ de telerik, não sei quantos mil de Banco de Dados.. vocês pagaram tudo isso? os seus clientes pagaram?
Ou ninguém aqui ja chegou e viu um Oracle no gato com 1 usuário só? só para não pagar trocentos usuários e aumentar o valor do banco.
SINCLAIR 06/04/2016 09:32:43
#460558
Colega Mestre...

Entendo seu ponto de vista quando diz...

Citação:

Visual Studio ultimate uso do DreamSpark, más ja viram quanto custa uma licença do VS ultimate amigos? vai dizer que todo mundo aqui
comprou o VS?? 1200 dolares na professional, 5 mil dolares na Ultimate??

Aí é 5 mil dolares de VS, 2 mil $ de telerik, não sei quantos mil de Banco de Dados.. vocês pagaram tudo isso? os seus clientes pagaram?
Ou ninguém aqui ja chegou e viu um Oracle no gato com 1 usuário só? só para não pagar trocentos usuários e aumentar o valor do banco.



Mas penso que o preço de um software não é justificativa para crackeá-lo.

Imagine se eu pensar que o preço do Jeep Renegade top de linha é caro demais e resolver fazer um [Ô]crack[Ô] na revendedora ali do centro! Literalmente, daria B.O.!

Eu, particularmente, uso tudo free. O meu peso na consciência é que uso free, mas cobro pelos meus serviços/softwares. Este peso na consciência é uma mola propulsora para sempre ajudar colegas que necessitarem e, sempre in private, compartilho códigos meus.

Com relação ao setor público, a conta estouraria na Prefeitura, ou seja, em nós que pagamos impostos.

Colega Kurtgu fez correto: escreveu e oficializou que deu ciência dos fatos e, agora, se estourar bronca, que seja para cima de quem deveria ter agido e não agiu.

Tudo de bom.
KURTGU 06/04/2016 09:36:00
#460559
Citação:

:
Quem nunca utilizou um piratinha, um crackzinho (não é pedra não rapaziada ) que atire a primeira pedra, porém
eu quando pego softwares procuro comprar dentro do possivel, ex é o Internet Download Manager (www.internetdownloadmanager.com),
sistema de Download fantástico.. aliás queria até criar um mais nem sei por onde começar ..

Porém sou contra alguns preços rapaziada apesar de ter o DreamSpark e ter vários softwares Gratuito.. já usei e talvez use software pirata..
Visual Studio ultimate uso do DreamSpark, más ja viram quanto custa uma licença do VS ultimate amigos? vai dizer que todo mundo aqui
comprou o VS?? 1200 dolares na professional, 5 mil dolares na Ultimate??

Aí é 5 mil dolares de VS, 2 mil $ de telerik, não sei quantos mil de Banco de Dados.. vocês pagaram tudo isso? os seus clientes pagaram?
Ou ninguém aqui ja chegou e viu um Oracle no gato com 1 usuário só? só para não pagar trocentos usuários e aumentar o valor do banco.



Não comprei ainda bem, na faculdade eles fornecem a licenca de varios softwares para os alunos pensei que fosse somente para fins academicos mais quando finalizamos o cadastro chega um nota de compra no nosso email.
Página 1 de 5 [49 registro(s)]
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas